Há anos que a Jaguar Land Rover está tentando se redefinir na indústria automotiva, chegando ao ponto de tomar uma decisão extremamente drástica sobre o futuro da empresa. A sigla JLR, antes usada só como uma abreviação, agora é o nome oficial da companhia, como uma “casa de marcas” e passará a trabalhar com somente quatro marcas: Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar. Sim, a Land Rover como marca de carros deixará de existir.
“Fundamental para nossa estratégia Reimagine é a formação da House of Brands (Casa de marcas), que é uma evolução natural, com o propósito de elevar e ampliar a singularidade de nossas marcas britânicas de personalidade. Nossa ambição final é construir experiências verdadeiramente envolventes e emocionais para nossos clientes que, ao longo do tempo, irão construir um alto patrimônio de longo prazo para nossas marcas e sustentabilidade de longo prazo para a JLR.”, disse Gerry McGovern, CCO da JLR.
O executivo foi um pouco mais claro sobre a de cisão de trabalhar com quatro marcas e por que decidiram acabar com a Land Rover e usar nomes como o Defender (um carro icônico da Land Rover). “A realidade é que a Range Rover é uma marca, assim como o Defender. Clientes dizem que tem um Range Rover. No [segmento de] luxo, você precisa de claridade absoluta. Land Rover Range Rover SV Autobiography não dá isso. Nós amamos a Land Rover, mas não tem tanto valor quanto a Range Rover, e o Defender tem crescido de forma massiva.”
A meta da JLR é ser a primeira marca de luxo focada em elétricos até 2030. Para isso, a fabricante já anunciou que irá modificar sua fábrica em Halewood (Reino Unido) para construir somente VEs e que a plataforma modular EMA, antes desenvolvida para também usar motores híbridos, agora será totalmente elétrica. A arquitetura MLA atual seguirá em produção por um tempo, atendendo os mercados onde a eletrificação ainda está engatinhando, oferecendo carros a combustão e com sistemas híbridos.
O primeiro carro elétrico será um Range Rover, confirmado para 2025. A Jaguar também acelerou o lançamento de VEs, com três modelos em desenvolvimento, começando com um sedã de alta performance, que será revelado em 2024 e começará a ser vendido em 2025. Quando a fábrica de Halewood estiver pronta, montará as novas gerações de Evoque, Velar e Discovery Sport, começando com o Velar em 2025. No total, a fabricante investirá 15 bilhões de libras (R$ 945,2 bilhões) nos próximos cinco anos.
Por enquanto, a JLR não detalhou exatamente quais serão os posicionamentos das quatro marcas, exceto Jaguar e Range Rover. A Jaguar será reimaginada como uma marca de luxo moderna com foco em designs únicos, enquanto a Range Rover, definida pela marca como o SUV de luxo original, manterá este posicionamento de oferecer utilitários premium. Os carros da Defender devem seguir a proposta dos modelos atuais, como veículos off-road. Por fim, a linha Discovery pode continuar como a opção de “entrada”, com modelos menores como Discovery Sport e Evoque, e alguns maiorese mais luxuosos como o Velar.
Ainda há muitas questões no ar. A JLR afirma que as marcas serão quase que independentes, como Audi e Porsche dentro do Grupo Volkswagen, contando com concessionárias próprias. Hoje, no Brasil, isto causaria uma mudança bem grande na estrutura de lojas, pois elas trabalham com as duas marcas ao mesmo tempo. Vamos aguardar os próximos capítulos desta reestruturação.
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