Faz tempo que se fala sobre um SUV compacto nacional na Toyota. Afinal, é uma das únicas marcas de volume a não ter um representante neste segmento e "pulou" direto para os SUVs médios com o Corolla Cross. Muito se observa em modelos da marca no exterior, mas parece que o novo SUV compacto brasileiro ainda está em uma fase bem inicial do projeto.
Segundo fontes, a Toyota está em fase de contactar fornecedores para o chamado D90B, o código de projeto do novo SUV. E a marca japonesa deixa bem claro que o D90B é um modelo para ano/modelo 2025, com inicio de produção em dezembro de 2024 e um volume de 66 mil unidades/ano - como referência, o Hyundai Creta emplacou 64.759 unidades em 2021.
Lógico que dentro deste volume de produção ainda deverão estar unidades para exportação. O D90B é um produto feito sobre a plataforma DNGA, uma versão simplificada da TNGA e que inclusive tem o nome da Daihatsu, marca de modelos de menor custo do grupo Toyota. Modelos como o novo Yaris e SUVs como o Toyota Raize já são feitos nela, mas o próprio Raize é um carro menor, com cerca de 4 metros de comprimento. Ou seja, mais pra Fiat Pulse que Hyundai Creta e companhia.
Poucas informações existem sobre o D90B. O relato para fornecedores indica que o SUV ainda está em fase de desenvolvimento global. Vale lembrar que países como a Tailândia trabalham bastante em modelos de acesso, e de lá que deverá sair este projeto D90B pela primeira vez. De lá, recentemente foi apresentado o novo Yaris, que também é estudado para o Brasil e também sobre a plataforma DNGA. Quem sabe, ele mesmo doará muito para o SUV, como componentes de interior e algo de design.
De qualquer forma, o SUV compacto para 2025 da Toyota não será o Raize ou Hyryder, como já foi especulado. Ele nascerá para mercados emergentes e, para o Brasil, podemos esperar que ele mantenha o motor 1.5 aspirado, já conhecido e produzido em Porto Feliz (SP), ou até algo novo e mais moderno. Ainda tem um tempo para a Toyota entrar numa briga quente do mercado brasileiro.
Base pode ser o Raize
Quem deu a primeira pista sobre o futuro SUV compacto foi o ex-CEO da Toyota no Brasil, Steve St. Angelo. Durante o Salão de Tóquio em 2017, o executivo afirmou a Motor1.com que estava "apaixonado" pelo conceito DN Trec, que futuramente deu origem ao Toyota Raize e Daihatsu Rocky.
No ano seguinte, durante um papo com Steve no Salão de Detroit, o executivo novamente disse para ficarmos de olho no conceito DN Trec. O tempo passou e apenas em 2020 tivemos a confirmação, por parte de uma fonte interna da Toyota, que a marca já estaria com os dois projetos engatilhados. O primeiro estava prestes a ser revelado mundialmente, o novo Corolla Cross, e o segundo estava aguardando sinal verde da matriz e que acabou sendo postergado por conta da pandemia. Coincidentemente, apareceram registros do Raizen no INPI naquele mesmo ano.
Tudo indica que a Toyota utilizará o Raize como base para seu novo projeto, mas com entre-eixos maior e visual atualizado. Como dissemos acima, ele é pequeno demais para encarar HR-V, Creta e cia. Tivemos um contato com o Daihatsu Rocky no Japão, que apesar de interessante visualmente, realmente nos pareceu insuficiente para a concorrência atual.