Faz tempo que se fala sobre um SUV compacto nacional na Toyota. Afinal, é uma das únicas marcas de volume a não ter um representante neste segmento e "pulou" direto para os SUVs médios com o Corolla Cross. Muito se observa em modelos da marca no exterior, mas parece que o novo SUV compacto brasileiro ainda está em uma fase bem inicial do projeto.

Segundo fontes, a Toyota está em fase de contactar fornecedores para o chamado D90B, o código de projeto do novo SUV. E a marca japonesa deixa bem claro que o D90B é um modelo para ano/modelo 2025, com inicio de produção em dezembro de 2024 e um volume de 66 mil unidades/ano - como referência, o Hyundai Creta emplacou 64.759 unidades em 2021. 

Toyota Yaris Ativ 2023
Novo Yaris apresentado na Tailândia pode nos dar pistas sobre futuro SUV

Lógico que dentro deste volume de produção ainda deverão estar unidades para exportação. O D90B é um produto feito sobre a plataforma DNGA, uma versão simplificada da TNGA e que inclusive tem o nome da Daihatsu, marca de modelos de menor custo do grupo Toyota. Modelos como o novo Yaris e SUVs como o Toyota Raize já são feitos nela, mas o próprio Raize é um carro menor, com cerca de 4 metros de comprimento. Ou seja, mais pra Fiat Pulse que Hyundai Creta e companhia.

Novo Toyota Yaris 2024
Visual deve trazer elementos do novo Toyota Yaris 2024

Poucas informações existem sobre o D90B. O relato para fornecedores indica que o SUV ainda está em fase de desenvolvimento global. Vale lembrar que países como a Tailândia trabalham bastante em modelos de acesso, e de lá que deverá sair este projeto D90B pela primeira vez. De lá, recentemente foi apresentado o novo Yaris, que também é estudado para o Brasil e também sobre a plataforma DNGA. Quem sabe, ele mesmo doará muito para o SUV, como componentes de interior e algo de design. 

Novo Toyota Yaris 2024
Traseira do Yaris 2024: lanternas integradas também no SUV?

De qualquer forma, o SUV compacto para 2025 da Toyota não será o Raize ou Hyryder, como já foi especulado. Ele nascerá para mercados emergentes e, para o Brasil, podemos esperar que ele mantenha o motor 1.5 aspirado, já conhecido e produzido em Porto Feliz (SP), ou até algo novo e mais moderno. Ainda tem um tempo para a Toyota entrar numa briga quente do mercado brasileiro. 

Base pode ser o Raize

Quem deu a primeira pista sobre o futuro SUV compacto foi o ex-CEO da Toyota no Brasil, Steve St. Angelo. Durante o Salão de Tóquio em 2017, o executivo afirmou a Motor1.com que estava "apaixonado" pelo conceito DN Trec, que futuramente deu origem ao Toyota Raize e Daihatsu Rocky.

Toyota Raize
Toyota Raize

No ano seguinte, durante um papo com Steve no Salão de Detroit, o executivo novamente disse para ficarmos de olho no conceito DN Trec. O tempo passou e apenas em 2020 tivemos a confirmação, por parte de uma fonte interna da Toyota, que a marca já estaria com os dois projetos engatilhados. O primeiro estava prestes a ser revelado mundialmente, o novo Corolla Cross, e o segundo estava aguardando sinal verde da matriz e que acabou sendo postergado por conta da pandemia. Coincidentemente, apareceram registros do Raizen no INPI naquele mesmo ano.

Tudo indica que a Toyota utilizará o Raize como base para seu novo projeto, mas com entre-eixos maior e visual atualizado. Como dissemos acima, ele é pequeno demais para encarar HR-V, Creta e cia. Tivemos um contato com o Daihatsu Rocky no Japão, que apesar de interessante visualmente, realmente nos pareceu insuficiente para a concorrência atual. 

MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com