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SUVs estão cada vez mais perigosos para ciclistas, aponta estudo

E o motivo é praticamente óbvio

SUVs estão cada vez mais perigosos para os ciclistas

As estradas dos Estados Unidos mostraram uma tendência a ficarem mais seguras depois que um pico de mortes no trânsito aconteceu em 2020. Entretanto, enquanto menos pessoas estão morrendo, as diminuições não estão afetando a todos igualmente. De acordo com dados recentes, os acidentes fatais envolvendo ciclistas aumentaram 8% durante os primeiros nove meses de 2022 naquele país.

Um novo estudo do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) apontou que os SUVs maiores que estão tomando conta das vias estado-unidenses são os mais perigosos para os ciclistas do que outros tipos de carros. Segundo Sam Monfort, pesquisador do IIHS e autor principal do estudo, "os SUVs tendem a derrubar mais os ciclistas de suas bicicletas", potencialmente os atropelando.

Volvo/POC crash-test carro x bicicleta

No caso de um acidente com um veículo menor e mais baixo, o ciclista tende a ser projetado sobre o capô. Monfort acrescentou: "Isso provavelmente porque a parte dianteira mais alta de um SUV atinge o ciclista acima de seu centro de gravidade", derrubando-os até o solo onde as rodas ou o solo causam ferimentos.

O IIHS examinou os dados detalhados de 71 acidentes de bicicleta em Michigan. Nesse escopo, foram observados acidentes com um único veículo envolvendo um ciclista de 16 anos ou mais, com dados de relatórios policiais, registros médicos, reconstruções de colisões, e outras fontes.

Volvo/POC crash-test carro x bicicleta

Monfort descobriu que os ferimentos nas extremidades inferiores eram comuns em todos os 71 acidentes, independentemente de o veículo ser um carro ou um SUV. Os ciclistas envolvidos em impactos graves também sofreram lesões na cabeça, tronco, coluna e abdômen. O estudo descobriu que o trauma no corpo como um todo era 55% maior para colisões envolvendo utilitários esportivos do que nos que envolviam carros menores. Os ferimentos na cabeça foram 63% maiores, mas o estudo não encontrou nenhuma diferença de gravidade entre os utilitários esportivos e os carros para outras áreas do corpo.

Um estudo inicial do IIHS de 2020 descobriu que os utilitários esportivos e suas extremidades frontais mais altas também são mais perigosos para os pedestres do que os carros. Entretanto, ao contrário dos ciclistas que sofrem ferimentos por serem derrubados no chão onde podem ser atropelados, os pedestres tendem a sofrer ferimentos na pélvis e no tórax onde o utilitário esportivo os impacta diretamente. Em 2020, 932 ciclistas foram mortos nas estradas dos EUA, contra 621 uma década antes. As mortes de ciclistas também aumentaram em 2022. 

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