Figura de destaque nas concessionárias da Fiat desde fevereiro de 2016, a picape Toro acaba de alcançar a marca de 400 mil unidades comercializadas no Brasil. A caminhonete é líder no segmento de intermediárias no país e domina a categoria atualmente com quase 80% de participação. Só no último mês de março emplacou nacionalmente 5.600 unidades, alcançado o melhor resultado até agora em 2023.

Antecipada pelo conceito FCC4, apresentado no Salão do Automóvel de 2014, a Toro inovou ao apostar no porte intermediário como nova proposta para o segmento e por muito pouco não inaugurou, de fato, o novo nicho - a Renault foi mais rápida e oficializou a chegada da Duster Oroch poucos meses antes. Ainda assim, espelhou outras empresas concorrentes, que já se movimentam para lançar rivais com a mesma proposta - vide a nova Chevrolet Montana.

Classificada pela Fiat como SUP (Sport Utility Pick-up), a Toro reúne a praticidade e a robustez das picapes com o conforto e a dirigibilidade dos SUVs. Entre outros diferenciais, destaque para a abertura dupla da tampa da caçamba, que tem capacidade para levar até 937 litros e carregar até 1 tonelada (carga total, incluindo passageiros). A gama de versões é composta pelos modelos Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra.

Sob o capô, são oferecidos motores 1.3 turboflex com até 185 cv e 2.0 Multijet turbodiesel de 170 cv. O câmbio é sempre automático, com 6 ou 9 marchas, dependendo da versão. A tração é dianteira nas versões flex e 4x4 nas variantes a diesel. Anos atrás, a Toro também foi oferecida com motores 1.8 E.torQ Evo flex de 139 cv e 2.4 Tigershark de 186 cv. O câmbio manual também chegou a ser ofertado, mas acabou sendo excluído na linha 2019.

Fiat Toro Ultra

As medidas incluem 4.945 mm de comprimento, 1.845 mm de largura e 1.678 mm de altura além de 2.990 mm de entre-eixos. Já a capacidade de reboque divulgada é de 400 kg. Atualmente, a Toro custa entre R$ 146.990 e R$ 222.490.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com