O primeiro SUV-cupê da Renault já está com os dias contados. Ao menos é o que diz o site espanhol Motor.es, citando fontes ligadas à marca, que teriam dito que a fabricante já decretou o fim do Arkana para 2025, por conta das novas regras de emissões do Euro 7 e também por já trabalhar no novo Scénic, que acabará ocupando o seu espaço no mercado. E isto é uma má notícia para o Brasil, visto que o carro estava em estudos para o nosso mercado.

De acoro com o Motor.es, a Renault tem uma linha muito ampla, o que vira um problema para atingir a média de emissões de poluentes que será estabelecida pelo Euro 7. Além de ter que modificar carros demais para atender as metas, o ganho feito pelos elétricos acaba sendo diluído demais. Além disso, existe o problema de produtos disputando uma mesma faixa de preço ,o que acontecerá com o novo Scenic, ainda em desenvolvimento e que foi antecipado por um conceito.

Não teria sido uma decisão tão fácil assim, pois o Arkana é um carro que vende bem na Europa. Lançado no começo de 2021, somou 40.847 unidades em seu primeiro ano e chegou a 72.572 unidades em 2022. Não é um campeão de vendas, mas tinha o seu espaço nas ruas, sem que fosse canibalizado pelo Kadjar, SUV de porte semelhante. Existem rumores sobre uma possível versão cupê do Austral, sucessor do Kadjar e que poderia substituir o Arkana, mas até agora a fabricante não comenta a respeito.

O Arkana nasceu como um derivado do Duster e do Captur, feito com a mesma plataforma B0 e desenvolvido na Rússia, de olho em mercados emergentes. Tanto é que o plano original era lançá-lo também no Brasil. Pode não ter vindo ao nosso mercado, mas a empresa gostou do resultado e criou uma versão diferente para a Europa, com a plataforma CMF-B.

Renault Arkana E-Tech 145

Quando Motor1.com participou do test-drive do Megane E-Tech na Europa, o COO do Grupo Renault, Fabrice Cambolive, confirmou que o Arkana seria vendido no Brasil, chegando importado na versão híbrida. Isto foi repetido pelo executivo no Salão de Paris (França), em outubro passado.

Por outro lado, Luiz Fernando Pedrucci, vice-presidente sênior da Renault no Brasil, descartou o lançamento do SUV-cupê, citando algumas dificuldades como o custo de adaptar o motor para aceitar a gasolina brasileira misturada com etanol e todo o processo de homologação no país. Algumas fontes ligadas à marca disseram a Motor1.com que “a conta precisa fechar”, motivo pelo qual o Arkana ainda estaria em estudos.

Não seria uma surpresa saber que a Renault realmente mudou de ideia com o Arkana. Embora fosse um bom produto para o novo posicionamento da fabricante no Brasil, a empresa tem feito diversas mudanças em sua estratégia nos últimos tempos. E, mesmo que o Arkana saia de linha, a Renault pode optar pelo Austral, que também oferece uma versão híbrida.


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