Flagrada recentemente em testes já com carroceria de produção, a nova geração do Renault Duster acaba de ter detalhes do design antecipados em projeção. Publicadas pelo site russo Kolesa, as renderizações adiantam com fidelidade as linhas gerais e tomam como base os últimos flagras captados na Europa. A inspiração estética virá do conceito Bigster, o que reforçará o aspecto parrudo e robusto característico do Duster.

As imagens adiantam o modelo em versão Dacia, mas no Brasil o novo Duster 2024 chegará como o logotipo da Renault. A dianteira terá faróis com LEDs diurnos integrados em posição horizontal, capô elevado e para-choque com ampla entrada de ar. Nas laterais, as caixas-de-roda terão formato quadrado e, pela primeira vez, as maçanetas traseiras serão posicionadas nas colunas. Atrás, destaque para as lanternas em formato de Y como no Bigster.

Galeria: Novo Duster 2024 - Projeção

Nesta nova geração, a promessa é de reformulação total e implementação das maiores mudanças técnicas e dinâmicas já vistas na história do Duster. Para começar, a atual plataforma B0, herdada ainda da primeira geração, será finalmente aposentada. No lugar, entrará a nova arquitetura modular CMF-B do grupo Renault, já usada nas novas gerações europeias de Logan e Sandero.

A base será responsável por proporcionar todos os avanços esperados, além de abrir caminho para a eletrificação. Dessa forma, o Duster de nova geração já nascerá compatível com propulsão híbrida e até elétrica. Outra novidade será a oferta de freios a disco também na traseira - algo que a Dacia não adota desde o seu primeiro carro, o 1100, baseado no Renault 8 e que foi vendido no final da década de 1960.

Dacia Duster 2024 em testes

Executivos da Dacia já adiantaram que o consumidor deve esperar da próxima linhagem do Duster mudanças em aspectos como condução e dirigibilidade, além de modernidade, porte e NVH (sigla em inglês para ruído, vibração e aspereza). Na prática, será o mais refinado Duster já feito.

Dacia Bigster concept

Dacia Bigster Concept

O lançamento na Europa está programado para acontecer ainda neste ano, provavelmente no último trimestre. No Brasil, porém, a troca de geração deve demorar para acontecer. O Duster atual chegou por aqui em 2020, cerca de três anos depois da Europa. Além disso, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) ainda está sendo adaptada para construir carros com a plataforma CMF-B.

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