Após o fraco desempenho registrado em fevereiro, o mercado de veículos novos mostrou reação em março. De acordo com os números oficiais divulgados hoje (04/04) pela Fenabrave, foram emplacados no mês passado 146.174 automóveis e 40.409 comerciais – total de 186.583 unidades -, 38,31% a mais do que no mesmo período do ano passado. Em relação a fevereiro (119.769), que contou com 5 dias úteis a menos, a evolução foi de quase 56%.

Apesar do avanço, não há motivos para comemorações, de acordo com Andreta Jr., presidente da entidade. “Estamos diante de um cenário, novamente, desafiador para 2023, que apresenta alto endividamento das famílias, aumento da inadimplência, além da alta de juros e seletividade de crédito por parte das instituições financeiras, o que vem restringindo a demanda por parte do consumidor, que vem perdendo seu poder de compra”, afirmou o executivo.

Andreta Jr. destaca que o resultado é um pequeno avanço em comparação com 2022, mostrando um crescimento de 16,3%. No entanto, o executivo diz que não reflete a realidade do mercado, pois o volume é 22,3% abaixo das 608 mil unidades emplacadas no 1º trimestre de 2019, antes da pandemia. Por este motivo, a Fenabrave manteve a projeção anunciada em janeiro, de que o mercado de automóveis e comerciais leves não crescerá em 2023.

No ranking de montadoras, a Fiat foi a preferida por 41.450 consumidores e chegou ao 27º mês consecutivo no topo. A vantagem em relação à Chevrolet (29.993) foi superior a 11 mil unidades. Com fraco desempenho há um ano, a Volkswagen (23.394) completou o pódio com um avanço superior a 83% e abrindo mais de 6 mil unidades de diferença em relação a Toyota (17.290) com a menor evolução sobre 2022 dentre as dez primeiras.

De volta ao top 5, a Hyundai (16.261) ficou próxima da japonesa. Atrás de Jeep (14.220) e da Renault (11.674), Honda (6.729) e Nissan (6.617) travaram uma disputa acirrada pela 8ª posição. A Citroën, com 2.835 unidades, completou sete meses seguidos na parte de cima da tabela. Destaque para a Ram emplacando mais de mil unidades (1.171) e para a Porsche (613) à frente da Audi.

POS. 

MARCA 

TOTAL 2023 

MAR 23 (A) 

% MAR 23 

FEV 23 (B) 

% FEV 23 

MAR 22 (C) 

% VARIAÇÃO (A / B) 

% VARIAÇÃO (A / C) 

1º 

FIAT 

96.643 

41.450 

22,22% 

26.607 

22,22% 

28.981 

55,79% 

43,02% 

2º 

CHEVROLET 

71.262 

29.993 

16,07% 

18.583 

15,52% 

19.208 

61,40% 

56,15% 

3º 

VW 

59.716 

23.394 

12,54% 

16.279 

13,59% 

12.758 

43,71% 

83,37% 

4º 

TOYOTA 

42.066 

17.290 

9,27% 

12.351 

10,31% 

16.995 

39,99% 

1,74% 

5º 

HYUNDAI 

36.501 

16.261 

8,72% 

8.722 

7,28% 

14.226 

86,44% 

14,30% 

6º 

JEEP 

31.791 

14.220 

7,62% 

9.052 

7,56% 

10.351 

57,09% 

37,38% 

7º 

RENAULT 

26.312 

11.674 

6,26% 

7.652 

6,39% 

8.381 

52,56% 

39,29% 

8º 

HONDA 

14.185 

6.729 

3,61% 

4.183 

3,49% 

4.692 

60,87% 

43,41% 

9º 

NISSAN 

14.961 

6.617 

3,55% 

4.301 

3,59% 

4.036 

53,85% 

63,95% 

10º 

CITROËN 

6.608 

2.835 

1,52% 

1.858 

1,55% 

1.177 

52,58% 

140,87% 

11º 

FORD 

5.616 

2.624 

1,41% 

1.529 

1,28% 

1.298 

71,62% 

102,16% 

12º 

PEUGEOT 

5.757 

2.581 

1,38% 

1.507 

1,26% 

3.100 

71,27% 

-16,74% 

13º 

CAOA CHERY 

4.303 

1.679 

0,90% 

1.297 

1,08% 

3.171 

29,45% 

-47,05% 

14º 

MITSUBISHI 

3.652 

1.369 

0,73% 

1.146 

0,96% 

1.731 

19,46% 

-20,91% 

15º 

BMW 

2.883 

1.354 

0,73% 

749 

0,63% 

1.234 

80,77% 

9,72% 

16º 

RAM 

2.433 

1.171 

0,63% 

668 

0,56% 

87 

75,30% 

1245,98% 

17º 

VOLVO 

2.111 

768 

0,41% 

523 

0,44% 

295 

46,85% 

160,34% 

18º 

MERCEDES-BENZ 

1.741 

745 

0,40% 

476 

0,40% 

577 

56,51% 

29,12% 

19º 

PORSCHE 

1.222 

613 

0,33% 

313 

0,26% 

380 

95,85% 

61,32% 

20º 

AUDI 

1.364 

590 

0,32% 

405 

0,34% 

278 

45,68% 

112,23% 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

TOTAL 

436.802 

186.583 

100,00% 

119.769 

100,00% 

134.904 

55,79% 

38,31% 

Fonte: Fenabrave


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