O Código de Trânsito Brasileiro preconiza que os elementos maiores do tráfego devem zelar pela segurança dos menores. Nesse sentido, os pedestres são os elementos mais frágeis e os que mais precisam de proteção. Faixas de pedestres, travessias elevadas e outras atitudes para aprimorar as condições dos usuários da via que estão a pé podem ser só o começo do que pode ser feito.

A prefeitura de Fortaleza (CE) anunciou que está dando início aos testes de um novo sistema que promete aumentar a segurança dos pedestres em travessia das vias. A capital cearense participa de um projeto pioneiro a partir de um sistema inteligente de iluminação dinâmica de pedestres. A iniciativa está em fase de pesquisa e testes por técnicos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) em parceria com a empresa americana Intelligent Security Systems (ISS), responsável pela criação do sistema, o SecurOS Soffit.

 

Instalado no cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, no bairro Aldeota, o SecurOS Soffit foi criado para ser um reforço à segurança da sinalização viária, especialmente em faixas de pedestres e cruzamentos semaforizados. A escolha do local se deve à intensidade do tráfego e circulação de veículos em curva, que pode afetar a visibilidade do condutor sobre o pedestre. No trecho, há também um semáforo veicular com estágio para pedestres.

"A responsabilidade no trânsito é compartilhada entre todos que estão nas vias. Enquanto a população faz a sua parte, respeitando as normas de circulação, devemos atuar enquanto Poder Público, implementando ações inovadoras, que podem reforçar a segurança viária e somar ao que temos desenvolvido nos últimos anos para reduzir acidentes e promover a mobilidade mais segura”, afirmou Antônio Ferreira Silva, superintendente da AMC.

O sistema possui um conjunto de luzes que é acionado por inteligência artificial que identifica a presença humana em faixa de pedestres. A partir do movimento de passagem, a iluminação dinâmica é ativada lançando feixes de luz sobre quem caminha, do início à conclusão da travessia. O sistema ainda pode iluminar de forma independente pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa, aumentando a visibilidade de quem faz o percurso a pé e chamando a atenção do condutor.

Desenvolvido em caráter piloto, o sistema é alvo de pesquisa que está em fase inicial. Tendo como foco a percepção do usuário sobre o sistema de iluminação dinâmica, o estudo também vai averiguar a sua eficácia em momentos de menor circulação de veículos. O sistema também registra o fluxo de pedestres e possui uma câmera acoplada, que permite monitorar e supervisionar como é desenvolvida a travessia, se na faixa ou fora dela.

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