Após iniciar 2023 em baixa, o mercado de veículos novos na Alemanha retomou o crescimento em fevereiro. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializadas no mês passado 206.210 unidades, quase 3% a mais do que em 2022. O acumulado do 1º bimestre (385.457), por sua vez, é praticamente igual ao do ano passado – em números absolutos, são apenas 833 unidades a mais.
Líder entre as montadoras, a Volkswagen (39.519) aumentou em 0,8% sua participação de mercado no período. Vice, a Mercedes-Benz (21.682) ultrapassou os 10% de market share pelo 2º mês seguido. A Audi, preferida por 18.277 consumidores, repetiu a 3ª posição de janeiro. Com 7.711 unidades, a Tesla assegurou presença no top 10 pela 3ª vez nos últimos quatro meses.
POS. |
MARCA |
FEV.2023 |
% MERCADO 2023 |
FEV.2022 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VW |
39.519 |
19,2% |
36.889 |
18,4% |
7,1% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
21.682 |
10,5% |
18.512 |
9,2% |
17,1% |
3º |
AUDI |
18.277 |
8,9% |
16.381 |
8,2% |
11,6% |
4º |
BMW |
14.885 |
7,2% |
15.619 |
7,8% |
-4,7% |
5º |
SKODA |
13.745 |
6,7% |
12.739 |
6,4% |
7,9% |
6º |
OPEL |
9.637 |
4,7% |
11.698 |
5,8% |
-17,6% |
7º |
FORD |
8.933 |
4,3% |
9.167 |
4,6% |
-2,6% |
8º |
SEAT |
8.111 |
3,9% |
9.060 |
4,5% |
-10,5% |
9º |
TESLA |
7.711 |
3,7% |
5.944 |
3,0% |
29,7% |
10º |
HYUNDAI |
6.970 |
3,4% |
7.373 |
3,7% |
-5,5% |
11º |
TOYOTA |
5.803 |
2,8% |
5.875 |
2,9% |
-1,2% |
12º |
FIAT |
5.706 |
2,8% |
5.804 |
2,9% |
-1,7% |
13º |
DACIA |
4.792 |
2,3% |
4.039 |
2,0% |
18,6% |
14º |
KIA |
4.550 |
2,2% |
5.217 |
2,6% |
-12,8% |
15º |
PEUGEOT |
4.167 |
2,0% |
3.500 |
1,7% |
19,1% |
16º |
RENAULT |
3.608 |
1,7% |
6.074 |
3,0% |
-40,6% |
17º |
CITROËN |
3.262 |
1,6% |
2.442 |
1,2% |
33,6% |
18º |
MAZDA |
3.032 |
1,5% |
1.925 |
1,0% |
57,5% |
19º |
VOLVO |
2.980 |
1,4% |
3.185 |
1,6% |
-6,4% |
20º |
MINI |
2.976 |
1,4% |
3.733 |
1,9% |
-20,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
||
TOTAL |
206.210 |
100,0% |
200.512 |
100,0% |
2,8% |
|
ACUMULADO |
385.457 |
100,0% |
384.624 |
100,0% |
0,2% |
Na disputa entre os modelos, o VW Golf (7.655) repetiu a posição de honra do mês anterior. O grande destaque, no entanto, veio da Tesla: com 6.442 unidades, quase 190% acima do registrado há um ano, o Model Y garantiu a 2ª posição – de setembro para cá, esta foi a 3ª presença do elétrico no pódio alemão. Também com forte avanço (+78%), o VW T-Roc manteve o 3º lugar conquistado em janeiro.
Atrás do VW Tiguan (4.640) por apenas 9 unidades, o Skoda Octavia (4.631) completou o top 5. Com o Classe C (3.176) em 7º e o GLC (3.102) em 9º, a Mercedes-Benz emplacou dois modelos no top 10, algo que não ocorria há certo tempo. Destaque negativo para o BMW Série 3 (2.286) apenas em 20º, com queda acima de 30%.
POS. |
MODELO |
FEV.2023 |
% MERCADO 2023 |
FEV.2022 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VW GOLF |
7.655 |
3,7% |
8.847 |
4,4% |
-13,5% |
2º |
TESLA MODEL Y |
6.442 |
3,1% |
2.254 |
1,1% |
185,8% |
3º |
VW T-ROC |
5.462 |
2,6% |
3.061 |
1,5% |
78,4% |
4º |
VW TIGUAN |
4.640 |
2,3% |
5.294 |
2,6% |
-12,4% |
5º |
SKODA OCTAVIA |
4.631 |
2,2% |
3.650 |
1,8% |
26,9% |
6º |
OPEL CORSA |
3.191 |
1,5% |
3.408 |
1,7% |
-6,4% |
7º |
MERCEDES CLASSE C |
3.176 |
1,5% |
3.112 |
1,6% |
2,1% |
8º |
AUDI A4 |
3.168 |
1,5% |
3.334 |
1,7% |
-5,0% |
9º |
MERCEDES GLC |
3.102 |
1,5% |
3.226 |
1,6% |
-3,8% |
10º |
MINI |
2.976 |
1,4% |
3.733 |
1,9% |
-20,3% |
11º |
VW PASSAT |
2.963 |
1,4% |
2.679 |
1,3% |
10,6% |
12º |
VW TRANSPORTER |
2.503 |
1,2% |
2.569 |
1,3% |
-2,6% |
13º |
TOYOTA YARIS |
2.494 |
1,2% |
2.213 |
1,1% |
12,7% |
14º |
VW T-CROSS |
2.442 |
1,2% |
2.730 |
1,4% |
-10,5% |
15º |
AUDI Q3 |
2.371 |
1,1% |
1.635 |
0,8% |
45,0% |
16º |
FIAT 500 |
2.339 |
1,1% |
3.364 |
1,7% |
-30,5% |
17º |
OPEL MOKKA |
2.332 |
1,1% |
2.770 |
1,4% |
-15,8% |
18º |
FORD FOCUS |
2.300 |
1,1% |
1.882 |
0,9% |
22,2% |
19º |
AUDI A6 |
2.295 |
1,1% |
2.112 |
1,1% |
8,7% |
20º |
BMW SÉRIE 3 |
2.286 |
1,1% |
3.378 |
1,7% |
-32,3% |
21º |
MERCEDES CLASSE A |
2.212 |
1,1% |
1.491 |
0,7% |
48,4% |
22º |
VW POLO |
2.195 |
1,1% |
2.162 |
1,1% |
1,5% |
23º |
BMW X1 |
2.176 |
1,1% |
2.329 |
1,2% |
-6,6% |
24º |
BMW SÉRIE 5 |
2.132 |
1,0% |
2.089 |
1,0% |
2,1% |
25º |
MERCEDES CLASSE E |
2.106 |
1,0% |
2.149 |
1,1% |
-2,0% |
26º |
VW ID.4 |
2.099 |
1,0% |
1.033 |
0,5% |
103,2% |
27º |
DACIA DUSTER |
2.012 |
1,0% |
1.019 |
0,5% |
97,4% |
28º |
VW TAIGO |
1.948 |
0,9% |
664 |
0,3% |
193,4% |
29º |
VW ID.3 |
1.898 |
0,9% |
1.023 |
0,5% |
85,5% |
30º |
SKODA FABIA |
1.876 |
0,9% |
1.717 |
0,9% |
9,3% |
31º |
AUDI A3 |
1.858 |
0,9% |
3.172 |
1,6% |
-41,4% |
32º |
SEAT FORMENTOR |
1.837 |
0,9% |
2.594 |
1,3% |
-29,2% |
33º |
AUDI Q8 |
1.835 |
0,9% |
328 |
0,2% |
459,5% |
34º |
MERCEDES GLA |
1.778 |
0,9% |
1.148 |
0,6% |
54,9% |
35º |
AUDI Q5 |
1.757 |
0,9% |
1.083 |
0,5% |
62,2% |
36º |
SKODA KAROQ |
1.733 |
0,8% |
1.783 |
0,9% |
-2,8% |
37º |
KIA CEED |
1.729 |
0,8% |
1.955 |
1,0% |
-11,6% |
38º |
FIAT DUCATO |
1.714 |
0,8% |
2.182 |
1,1% |
-21,4% |
39º |
FORD PUMA |
1.648 |
0,8% |
1.345 |
0,7% |
22,5% |
40º |
DACIA SANDERO |
1.644 |
0,8% |
2.241 |
1,1% |
-26,6% |
41º |
SKODA KODIAQ |
1.607 |
0,8% |
1.623 |
0,8% |
-1,0% |
42º |
BMW X3 |
1.543 |
0,7% |
1.206 |
0,6% |
27,9% |
43º |
FIAT PANDA |
1.515 |
0,7% |
231 |
0,1% |
555,8% |
44º |
HYUNDAI KONA |
1.493 |
0,7% |
2.161 |
1,1% |
-30,9% |
45º |
MERCEDES CLASSE V |
1.470 |
0,7% |
1.555 |
0,8% |
-5,5% |
46º |
SEAT ATECA |
1.466 |
0,7% |
1.379 |
0,7% |
6,3% |
47º |
MERCEDES GLB |
1.460 |
0,7% |
615 |
0,3% |
137,4% |
48º |
VW CADDY |
1.433 |
0,7% |
1.980 |
1,0% |
-27,6% |
49º |
VW TOURAN |
1.417 |
0,7% |
1.241 |
0,6% |
14,2% |
50º |
AUDI A1 |
1.404 |
0,7% |
612 |
0,3% |
129,4% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Mais vendidos na Europa em março: Tesla Model Y supera Golf e Sandero
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Tesla é o 1º elétrico da história a ser o carro mais vendido da Europa
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023