Nova picape brasileira da Ram já roda pronta e com visual definitivo
De porte médio e construção monobloco, caminhonete será produzida na fábrica de Goiana, Pernambuco
Considerado um dos lançamentos mais aguardados do calendário da Stellantis neste ano, a inédita picape média nacional da Ram parece cada vez mais próxima de chegar ao mercado. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam a caminhonete rodando com peças definitivas e carroceria praticamente finalizada. Elementos como rodas, grade, faróis e lanternas já são do modelo de produção e dão boa ideia do que esperar da picape.
Conhecida internamente pelo codinome 291, a nova picape será construída sobre a plataforma Small Wide 4×4 e, portanto, dividirá diversos elementos estruturais com os modelos Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. Não à toa, será produzida na mesma fábrica dos primos: o complexo industrial de Goiana, em Pernambuco. O porte, no entanto, será superior, já que a arquitetura será alongada para garantir tamanho de picape média.
Na prática, a caminhonete ficará posicionada acima da Toro e abaixo da Ram Classic, rivalizando diretamente com as médias do mercado - leia-se Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e companhia. Diferente das rivais, a construção será do tipo monobloco e acompanhará o esquema já visto nas menores Toro e Ford Maverick, por exemplo.
No protótipo flagrado, é possível notar que a picape terá boa altura em relação ao solo, distância entre-eixos generosa e freios a disco nas quatro rodas. Além disso, chama atenção a saída dupla de escapamento e detalhes da suspensão traseira independente. Nesse sentido, a construção derivada de carro de passeio renderá nível extra de conforto na comparação com as picapes tradicionais com chassi separado do carroceria.
Sob o capô, serão adotados motores turbodiesel e turboflex. A tração será 4x4, com acionamento eletrônico. O câmbio automático de 9 marchas - usado pelos diversos produtos da Stellantis - também é dado como certo. O lançamento é aguardado ainda para este ano, tendo em visto o ritmo adiantado do projeto. O nome escolhido, porém, ainda é um mistério. Os batismos Dakota e 1200 são cogitados, mas nada confirmado até o momento.
VEJA NO CALA DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada