Desenvolvida com a missão de representar o grupo Chery no segmento global de veículos de luxo, a Exeed não deve demorar para finalmente estrear de forma oficial no Brasil. A empresa ensaia entrada no mercado nacional desde 2018 e, após atrasos no calendário, volta a confirmar seu desembarque no país para breve. A estreia acontecerá com três modelos e foco total voltado para eletrificação.
Segundo a Exeed, o projeto para o Brasil inclui a oferta de uma linha completa de veículos, incluindo híbridos do tipo plug-in (PHEV, plug-in Hybrid Electric Vehicle) e modelos totalmente elétricos (EV, Electric Vehicle). Nesta fase incial, serão ofertados dois SUVs e um sedã, todos eletrificados e com proposta premium.
O primeiro deles, considerado estratégico pela empresa, será o SUV RX. Híbrido do tipo plug-in, já é comercializado na China equipado com a nova geração da transmissão híbrida dedicada DHT (Dedicated Hybrid Transmission). Sucessor do TXL, o novato chama atenção pelo design de linhas dinâmicas e carroceria com forte pegada cupê.
Ao todo, mede 4,78 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 1,67 m de altura, além de 2,81 metros de entre-eixos. O interior é refinado e conta com telas de 12,3 polegadas posicionadas lado a lado, além de generoso console central. Entre os equipamentos, destaque para teto solar panorâmico, piloto automático adaptativo, assistentes eletrônicos de condução e amortecedores adaptativos.
Exeed E03
Os outros dois modelos confirmados são totalmente elétricos (BEV, Battery Electric Vehicle). Segundo a Exeed, são o sedã E03 e crossover E0Y, ambos baseados na mais recente plataforma da marca. Os modelos, neste caso, ainda têm informações limitadas pois não foram lançados nem mesmo na China ainda. Desde já, flagras revelam que a linhagem visual será a mesma do RX.
Exeed LX
Convém lembrar que em 2022, quando fez anúncios sobre chegada ao Brasil e criou páginas nas redes sociais, a Exeed também confirmou a estreia de outro modelo por aqui: o LX. Crossover de porte médio, possui 4,53 metros de de comprimento, 1,84 metros de largura, 1,69 m de altura e 2,67 metros de entre-eixos. Dependendo do mercado, é oferecido em versões plug-in.
A data de chegada dos modelos ao mercado ainda não foi definida. Contactada por Motor1.com, a Exeed informou que "os produtos para o mercado internacional e para o Brasil estão em processo de preparação rápida". Em ocasião posterior, a imprensa será informada da data exata de lançamento. Em uma entrevista anterior com Lilian Xiong, vice-presidente da Exeed International, a executiva disse que acreditava ser possível iniciar a operação brasileira ainda em 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo sedã de luxo da Chery tem suspensão adaptativa e supera 5 metros
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
CAOA Chery chega a 150 mil Tiggo feitos no Brasil; veja qual vendeu mais
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
CAOA Chery sobe preço do Tiggo 7 Sport, que chega aos R$ 144.990