BMW S 1000 RR 2023: vendas da "moto com asas" começam em maio no Brasil
Modelo mais esportivo da marca alemã já está no país
A BMW Motorrad, divisão de motocicletas da marca bávara, está vindo de um 2022 com recordes de vendas não só no Brasil como no mundo inteiro. Além disso, ainda no ano passado, a empresa anunciou R$ 50 milhões de investimento na operação brasileira até 2025, o que incluiria o lançamento de 7 modelos.
Os lançamentos começaram no final de 2022, com a apresentação da nova F 900R. Agora, a BMW Motorrad do Brasil confirmou o segundo lançamento: a S 1000RR 2023. A superesportiva da empresa foi apresentada globalmente em setembro do ano passado e ficou marcada por duas características: perdeu os faróis assimétricos, mas ganhou asas aerodinâmicas nas laterais das carenagens. Segundo a BMW, elas podem fornecer até 11 kg de pressão aerodinâmica sobre a roda dianteira.
A BMW apenas apresentou a moto e informou que ela será oferecida em 4 configurações no Brasil: Standard, Premium, M Package e M Carbon. A última contém uma série de peças de fibra de carbono, incluindo as rodas. No entanto, os preços da nova S 1000RR 2023 para o mercado brasileiro devem ser anunciados apenas em maio, quando será inicializado a comercialização das motos.
De acordo com a empresa, a S 1000RR 2023 fica 2 kg mais leve com as partes de fibra de carbono, mas não é a única medida nesse sentido. Todas as motos vendidas no Brasil sairão da fábrica da BMW com uma bateria 12V de lítio, mais leve. Nas versões convencionais, a esportiva tem peso a seco declarado de 197 kg, enquanto a M Carbon tem 195 kg.
Todas as versões serão equipadas com 4 modos de condução, sendo um deles o Race, que inclui três perfis configuráveis para parâmetros como resposta do motor, freio motor e atuação dos sistemas de segurança. Além controles de empinada e derrapagem, a moto agora com mais sensores, incluindo o de ângulo de esterço do guidão. Além de medir o ângulo de inclinação por sensores pendulares, a moto consegue agora aferir movimentos para frente e para trás para calibrar melhor a atuação dos sistemas eletrônicos.
Todas as unidades da nova BMW S 1000RR 2023 vendidas no Brasil, independente da versão escolhida, serão oferecidas por aqui com a citada bateria "M" de lítio e a corrente M Endurance com lubrificação interna. Também serão de série o parabrisa mais alto e o sistema de escape Akrapovic com ponteira de fibra de carbono.
O painel de instrumentos é digital e conta com tela de TFT de 6,5 polegadas. Além disso, a tela tem 7 modos diferentes de visualização. Em um deles, o condutor por selecionar a cronometragem de volta em pista, que é aferida por GPS.
O motor permanece sendo o quatro cilindros em linha de 999 cm3 de capacidade com arrefecimento a líquido. Na aplicação brasileira, a BMW divulgou que a moto entrega 210 cv de potência e 11,5 kgfm de torque. São 3 cv a mais que na versão anterior e, com isso, superou a relação peso-potência de 1 para 1. Ou seja, o número de potência supera o o de peso.
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