No começo do ano passado a BMW havia apresentado o Theatre Screen, que consistia transformar o carro em um cinema privado com uma tela de 31 polegadas. Um ano depois, a marca bávara continua apresentado soluções de tecnologia e agora apresenta o BMW Panoramic Vision, um conceito de projeção de informações (o famoso head-up display) que ocupa toda a extensão do para-brisa e que estará em seus carros a partir de 2025.

Segundo a BMW, a ideia é aumentar a quantidade de informações no para-brisa, assim colocando todos os dados de forma panorâmica no vidro. Ou seja, não só o motorista poderá visualizar essas informações como também o passageiro terá acesso ao que é projetado em toda a extensão do para-brisa. Para quem não, os sistemas atuais de projeção no para-brisa podem ser vistos somente na linha de visão de onde o condutor está sentado.

BMW Panoramic Vision - Head-up display

BMW Panoramic Vision

Assim, pela primeira vez, a nova tecnologia vai permitir a projeção de informações em toda a largura do para-brisa, onde as informações mais relevantes serão exibidas com uma intensidade luminosa mais elevada e contraste, isso graças a uma área mais escura na borda inferior do para-brisa. A marca destaca ainda que ”informações relevantes para a situação de direção estão sempre disponíveis no lugar certo e na hora certa”. Nas entrelinhas, a BMW afirma que o sistema não deverá causar distrações, isso mesmo ocupando uma boa área do para-brisa.

Revelado na CES deste ano, o BMW Panoramic Vision foi mostrado munto com o conceito BMW i Vision Dee. De acordo com a fabricante, o objetivo é ter um sistema head-up display estendido que pode ser usado para exibir informações e tornar a experiência do usuário ainda mais imersiva. A BMW ainda cita outras tecnologias que colocavam o motorista como foco, à exemplo dos computadores de bordo com telas digitais do BMW Série 7 na década de 1980 e o BMW iDrive no início dos anos 2000 que reduzia o número de botões e deixava a cabine mais limpa e tecnológica. Já os primeiros displays head-up de produção em série vieram logo em seguida.

Galeria: BMW i Vision Dee Concept

O novo BMW Panoramic Vision faz parte do conceito Neue Klasse e começará a equipar os carros da BMW a partir de 2025. A fabricante adianta que divulgará mais detalhes desta tecnologia (e de outras) em setembro, durante o IAA Mobility Munique, na Alemanha.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com