Ford Mustang pode ganhar versão GT3 para as ruas, revela executivo
Agora que está sozinho no segmento, esportivo pode expandir sua oferta com uma variante ainda mais potente
A Ford prepara-se para entrar em mais uma categoria do automobilismo no próximo ano com o Mustang. No início desta semana, a fabricante divulgou as primeiras imagens do novo Mustang GT3. Enquanto a Ford o projetou para a pista de corrida, um tweet sugestivo do CEO da empresa Jim Farley provocou a idéia de que pode ganhar uma versão para as ruas.
No dia 21 de março, Farley retuitou um vídeo do teste do Mustang GT3 em Sebring, junto com a frase: "Devemos fazer uma versão de rua?". Se depender de nós e dos fãs do Mustang, a única resposta correta é sim. Motor1.com procurou a Ford para ver se ela realmente tem planos de desenvolver um GT3 legal para a estrada, e a empresa disse que não tinha nada a acrescentar além do tweet solitário de Farley.
O Mustang GT3 é uma das seis variantes de corrida do esportivo que a Ford anunciou em setembro passado. Ainda não conhecemos todos os detalhes, pois estamos aguardando a revelação oficial completa. A Ford fez uma parceria com sua colaboradora de longa data Multimatic para desenvolver o veículo, então não temos certeza do que está acontecendo por baixo da carroceria agressiva do GT3. Esperamos que a fabricante instale uma versão modificada do seu 5.0 V8 que entregue mais potência do que o modelo normal.
O GT3 que foi mostrado esta semana apresenta uma carroceria muito agressiva, com enormes extratores de calor esculpidos no capô, e os para-lamas dianteiros largos são preenchidos com aberturas de ventilação. Na frente há uma ampla abertura inferior no para-choque para levar ar a todos os componentes mecânicos, com um grande difusor traseiro canalizando-o para fora da traseira. Não estranhe a ausência das saídas do escapamento na traseira, pois estão posicionadas nas laterais.
Galeria: Ford Mustang GT3 em testes em Sebring
O carro apresenta uma enorme asa traseira e as icônicas lanternas de três barras verticais. A Ford não forneceu nenhuma foto do interior do esportivo, mas podemos ver por fora que possui uma gaiola de proteção e uma cabine bem crua (para reduzir o peso). Não estávamos esperando que tivesse assentos aquecidos e um sistema de som de primeira qualidade, mas uma versão de rua pode colocar estes equipamentos de volta.
O Ford Mustang está prestes a entrar em sua sétima geração com a introdução do modelo 2024. Uma variante GT3 de rua sem dúvida expandiria a linha para novos territórios. Não sabemos que tipo de variantes a Ford oferecerá para o Mustang, mas podemos lembrar que a geração anterior teve versões como Shelby GT500, o Boss 302, o Mach 1, e o Bullitt.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: Jim Farley / Twitter
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Ford Mustang GT: O sobrevivente da melhor história
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Ford Mustang GTD 2025 estreia com mais de 800 cv
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ford Mustang: vendas disparam após fim dos rivais Camaro e Challenger
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Encontro celebra os 60 anos do Ford Mustang no Dream Car Museum