A não ser que você não acompanhe muito o mundo automotivo, você deve saber que a nova geração do Ford Mustang fez sua estreia no Salão de Detroit (EUA). A sétima interação do esportivo nadou contra a maré para usar somente motores a combustão sem qualquer eletrificação, nem mesmo para o V8. Isto é uma boa notícia para os entusiastas, mas eles precisam agradecer ao SUV elétrico Mustang Mach-E.

Como sabemos, o Mustang Mach-E só compartilha o nome com o cupê esportivo, sem usar a mesma plataforma ou mecânica. Um SUV com o nome do Mustang e ainda elétrico? Isso provocou a ira de muitos fãs mais radicais. Porém, Jim Farley, CEO da Ford, afirma que as boas vendas do utilitário equilibrou a pegada de carbono da empresa, permitindo que tivesse um modelo menos ecológico.

Galeria: Ford Mustang 2024

Farley conversou com o CNBC sobre o novo Mustang e acabou dizendo que o Mustang Mach-E é a principal razão pelo qual a Ford continuar a ter um Mustang com motor a combustão.

O SUV elétrico tem vendido bem desde que foi lançado em 2020. Desta forma, a Ford conseguiu créditos de carbono o suficiente para ter o esportivo com motor V8 sem eletrificação. Outras fabricantes tem comprado créditos de empresas que tem sobras, como a Tesla, que vende estes créditos pelo lucro fácil.

"O Mustang Mach-E, de certa forma, criou e permitiu que este carro existisse", disse Farley à CNBC. "Nosso rivais estão comprando créditos por causa das emissões, e eles não poderiam ter este tipo de veículo."

Quando fala dos competidores, Farley está claramente apontando para a Dodge e a Chevrolet. A Dodge já anunciou o fim dos Charger e Challenger com algumas versões de despedidas, antes de lançar a próxima geração totalmente elétrica.

Enquanto isso, a Chevrolet faz silêncio, mas há diversos rumores de que o Camaro não terá uma nova geração e que este seria o último ano de seu muscle car. Existem algumas notícias circulando de que a fabricante iria substituí-lo por um sedã elétrico, porém nada é  confirmado.

O novo Ford Mustang só começará a ser vendido nos EUA no 2º trimestre do ano que vem, então sua chegada ao Brasil levará mais um tempo, aparecendo no final de 2023, na melhor das hipóteses. Também aguardamos pelo Mustang Mach-E, que já foi visto rodando em testes por aqui diversas vezes.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com