Especulada há pelo menos dois anos, a despedida do Chevrolet Camaro do mercado acaba de ser oficialmente confirmada pela General Motors. Em comunicado, a empresa anuncia que, após 9 anos de produção, a atual geração do esportivo sairá de linha em definitivo em janeiro de 2024. Os últimos exemplares serão produzidos na fábrica do Michigan, mas a empresa deixa claro que este "não será o capítulo final do modelo".
Para marcar a despedida do Camaro, a Chevrolet lançará edição especial batizada de Collector’s Edition. Terá produção limitada e estará disponível para encomendas a partir dos próximos meses. Detalhes ainda são limitados, mas tudo indica que contará com detalhes diferenciados no visual, incluindo emblemas e logotipos exclusivos. A inspiração virá das primeira geração do esportivo, lançada na década de 1960.
A saída do Camaro do mercado vinha sendo especulada há pelo menos dois anos e, embora a GM não confirme, é reflexo direto das baixas vendas. Em 2020, por exemplo, o esportivo registrou o pior volume comercial dos últimos 20 anos. Ao todo, foram entregues apenas 29.775 unidades, o que representa queda de 38,3% em relação ao ano anterior. Na prática, foram vendidas 18.490 unidades a menos do que em 2019, que já não havia sido um ano muito bom para o modelo.
Depois de descontinuado em 2024, o Camaro não terá nova geração. No portfólio da empresa, rumores indicam que acabará sendo substituído por um inéditos SUV ou sedã elétricos, de detalhes ainda desconhecidos. "Embora não estejamos anunciando um sucessor imediato hoje, fique tranquilo, este não é o fim da história de Camaro", garantiu Scott Bell, vice-presidente da Global Chevrolet.
A substituição faz parte do profundo processo de transição que a General Motors vem promovendo internamente, passando de carros a combustão para modelos EV. A partir de 2035, praticamente todos os veículos vendidos pela empresa nos EUA terão propulsão elétrica.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeção: novo Chevrolet Corvette Zora terá 1.200 cv
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
GM: serviço de carro por assinatura tem Equinox EV por R$ 11.700 mensais
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
À espera de mudanças, Chevrolet vende Tracker com bônus de até R$ 15.000
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação