Enquanto a Alfa Romeo pretende reduzir o número de telas dentro de seus carros, a BMW pretende seguir o caminho inverso, pois apresentou na CES 2022 um sistema que consiste em uma tela de 31 polegadas 8K que transforma a traseira do interior do veículo em uma sala privativa de cinema. Batizado de My Mode Theatre, o sistema é um salto no nível dos sistemas de entretenimento em um carro.

De acordo com a marca bávara, o cinema privativo na parte traseira do veículo tem direito ainda a um sistema de som surround e até conexão de internet 5G. Quando ativado o modo cinema, uma tela horizontal de 31 polegadas (chamada de BMW Theatre Screen) desce do forro do teto, com seu tamanho abrangendo praticamente toda cabine enquanto sua altura vai do teto até o encosto dos bancos dianteiros.

BMW Theatre Screen

A tela de 8K garante imagens em altíssima definição com qualidade ultra HD, segundo a marca, podendo ainda ter sua inclinação ajustada por comandos sensíveis ao toque na central multimídia do carro. Os campos de toque correspondentes, que também são usados para escolher o formato e o volume da tela, ficam nas bordas direita e esquerda da tela para que possam ser usados facilmente pelos passageiros do banco traseiro.

O som surround tem assinatura da Bowers & Wilkins cujo sistema é da série Diamond da marca de áudio britânica. Além do som de alta definição, quando a tela de 31 polegadas sai do teto é tocado um som de abertura produzido entre a BMW e Hans Zimmer, nada menos que o compositor de trilhas sonoras de cinema e vencedor do Oscar. A experiência sonora é acompanhada de uma animação gráfica no display 8K e, ao mesmo tempo, as cortinas dos vidros laterais e traseiras são fechadas e a iluminação ambiente na parte traseira do veículo é reduzida para dar uma maior sensação de imersão. Pronto, você tem um cinema dentro do carro.

BMW Theatre Screen

Além dos filmes que podem ser assistidos, a BMW fez parceria com a Amazon para oferecer bastante conteúdo sob demanda por meio do Fire TV. Assim, quem estiver sentado no banco de trás do carro poderá aproveitar para conferir filmes, séries, músicas e podcasts, ou seja, o mesmo conteúdo visto no sofá de casa poderá ser apreciado enquanto estiver na estrada. 

Todo esse conceito de cinema no carro pode ser uma realidade no futuro, mas o que já é realidade na marca alemã é o padrão de internet 5G nos veículos, onde a marca é pioneira. Carro-chefe da tecnologia BMW, o iX é o primeiro veículo premium do mundo a usar esse padrão para transmissão de dados, que também será usado em outros modelos como o BMW i4 no futuro. Assim, uma banda larga de dados extremamente alta e de baixa latência acaba dando condições ideais para uma experiência de streaming irrestrita e também de cinema sobre rodas.

De acordo com o BMW Blog, o BMW Theatre Screen que transforma a parte traseira do carro em uma sala de cinema pode estrear ainda no novo BMW Série 7, sedã de luxo topo de gama da marca bávara. E aí, será o fim dos cinemas drive-in?

Envie seu flagra! flagra@motor1.com