Volkswagen amplia lucro em 2022 com América do Sul em destaque
Lucro alcançou 2,6 bilhões de euros, cerca de 400 milhões de euros a mais que em 2021
A Volkswagen acaba de realizar a divulgação dos números relacionados ao ano de 2022 com motivos para comemorar. No balanço, a marca celebra lucro global de 2,6 bilhões de euros (aproximadamente 400 milhões de euros a mais que no ano anterior) e retorno operacional para 3,6% (contra 3,2% dos registros passados).
Além disso, o faturamento total da empresa (apenas automóveis de passeio e comerciais leves) subiu de 68 bilhões de euros para 74 bilhões de euros. A marca fez questão de destacar que as regiões da América do Norte e América do Sul tiveram grande contribuição no resultado, sendo as mais lucrativas do período.
A Volkswagen também conseguiu fortalecer sua base financeira em 2022, melhorando o fluxo de caixa líquido "limpo" para 1,9 bilhão de euros. Os números são resultado da otimização dos custos fixos e da distribuição de despesas.
O aumento da lucratividade também foi bastante comemorado. "A tendência positiva em curso nas Américas do Norte e do Sul impulsionou os resultados anuais da marca", disse o CFO da Volkswagen, Patrik Andreas Mayer.
Nessas regiões, especificamente, a VW acredita que os bons números são reflexo do portfólio de produtos adequado ao gosto local, bem como da produção igualmente localizada. Na América do Norte, cerca de 5 bilhões de euros serão investidos em mobilidade elétrica e digitalização até 2027. Já na América do Sul, o aporte aplicado será de 1 bilhão de euros, tanto na ampliação da participação de mercado quanto na transformação para mobilidade elétrica.
Falando em eletrificação, em 2022 a empresa aumentou suas vendas globais de veículos totalmente elétricos em 23,6% em relação ao ano anterior, alcançando 330 mil unidades. Até até 2030, a VW espera que 8 carros em cada 10 vendidos na Europa serão veículos elétricos. Até 2026, 10 novos modelos elétricos serão lançados.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Volkswagen Nivus 2025 sobe de preço dois meses após lançamento