No final do ano passado, a Fiat confirmou o que já era especulado há meses: a empresa terá finalmente uma picape média. Muito foi discutido no passado a respeito de quem teria esse produto no Brasil dentro do grupo Stellantis, já que o projeto original era resultado de uma parceria da Peugeot com uma montadora chinesa chamada Kaicheng.
Com a confirmação da Fiat, o modelo conhecido como Peugeot Landtrek ficará com a marca italiana. A escolha é mais óbvia, pois a Fiat já tem Strada e Toro, além de uma rede maior de pontos de venda e atendimento. As fotos divulgadas pela montadora no ano passado ainda mostravam o carro camuflado. Agora, porém, o Motor1.com teve acesso a mais imagens da novidade possivelmente em sua versão final de produção, revelando ainda como deve ser o interior da picape média.
As imagens foram compartilhadas pelo leitor Rafael Moriaf, que afirmou ter flagrado a "Fiat Landtrek" estacionada na região de Holambra, no interior do estado de São Paulo. Por fora, já ficou claro que a Fiat não gastará com alterações devendo manter a Landtrek muito similar à versão da Peugeot, mas com os emblemas da italiana.
Sem muita surpresa, o primeiro flagra da cabine da Landtrek que será vendida pela Fiat também mostrou que a Fiat continuará economizando em custos ao manter o interior da picape média sem alterações significativas. A tática já é muito comum na linha de comerciais da Stellantis. Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid, por exemplo, são exatamente o mesmo carro com emblemas diferentes.
Ao menos ainda se espera uma lista de equipamentos razoavelmente grande, com a Fiat Landtrek podendo oferecer seis airbags de série, retrovisores com ajuste elétrico, ar-condicionado, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, câmera de ré, central multimídia de 10”, controle de cruzeiro e mais. As versões mais equipadas adicionariam ainda chave presencial, ar-condicionado automático de duas zonas, câmera 360°, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de LED, entre outros.
Ainda não se tem nada confirmado de mecânica, com o modelo da Peugeot e da parceira chinesa tendo um 1.9 turbodiesel de 150 cv. Mas pode-se pensar no 2.0 turbodiesel BlueHDI 180, com 180 cv e 40,8 kgfm. Se chegar com esta calibração, terá um dos piores desempenhos da categoria.
Outra alternativa é o 2.2 BlueHDi, mais moderno e com start-stop. A própria Fiat usa este motor na Ducato na Europa, com o nome de Multijet III. Tem os mesmos 180 cv do 2.0, porém o torque pode ser de 38,7 kgfm ou 45,9 kgfm, dependendo da versão. Ainda está distante dos 51 kgfm de Hilux e S10, mas já superaria a Frontier e a L200. Seja qual for o motor, deve ser oferecido nas versões manual e automática, ambas de 6 marchas e com tração 4x4 com reduzida. Não espere por um motor flex, visto que todas as fabricantes desistiram deste tipo de motorização no país.
O posicionamento da Landtrek na linha da Fiat deverá ser bem claro, ficando acima da Toro, que passa dos R$ 220.000 nas versões mais caras. Olhando para suas principais adversárias entre as picapes médias, encontramos uma média de R$ 250 mil para S10 e Hilux nas versões mais baratas com cabine dupla. Assim, a Fiat deve posicionar o seu modelo próximo dos rivais no preço.
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