O segmento de hatches perdeu fôlego no mês mais curto do ano. Com 32.271 unidades emplacadas em fevereiro, somados os modelos das três categorias – quase 27% dos 119.755 automóveis e comerciais leves registrados no Brasil no mês passado -, houve uma retração de 3,3% frente ao mesmo período de 2022 (33.387) e de quase 11% na comparação com janeiro (36.236).
Entre os modelos de entrada, a disputa pela liderança foi bem mais acirrada do que em meses anteriores. Mas o Fiat Mobi (4.074), com retração menor do que a registrada pelo Renault Kwid (3.827), se manteve à frente – no mês anterior, a diferença entre os dois foi superior a 900 unidades. O Caoa Chery iCar completou o pódio com apenas 2 unidades emplacadas.
Hatches Compactos I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
FEV/23 |
JAN/23 |
FEV/22 |
% FEV 23 |
% JAN 23 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
FIAT MOBI |
8282 |
4074 |
4208 |
4217 |
51,55% |
55,96% |
-3,18% |
-3,39% |
2º |
RENAULT KWID |
7134 |
3827 |
3307 |
4637 |
48,42% |
43,98% |
15,72% |
-17,47% |
3º |
CAOA CHERY ICAR |
7 |
2 |
5 |
0 |
0,03% |
0,07% |
-60,00% |
- |
|
|
15423 |
7903 |
7520 |
8854 |
100,00% |
100,00% |
5,09% |
-10,74% |
Na faixa intermediária, o Chevrolet Onix (6.084) completou três meses seguidos no topo da tabela, desta vez com o Fiat Argo (4.536) como adversário mais próximo. O grande destaque de fevereiro, no entanto, veio da Volkswagen: com 3.762 unidades, seu resultado mais expressivo desde novembro de 2020 (3.801), o Polo completou o pódio com evolução de mais de 1.100% frente ao fraquíssimo desempenho de um ano atrás.
Em situação oposta à do VW, o HB20 (2.992), em mês fraco nas vendas diretas, perdeu mais da metade dos compradores do ano passado e teve seu 3º pior resultado desde o lançamento no final de 2012 – o Hyundai só havia tido números piores em abril (2.837) e maio de 2020 (2.218), auge da pandemia. Como Motor1.com revelou recentemente, a fabricante sul-coreana está se afastando das vendas diretas para focar no varejo, então o hatchback deve seguir com este ritmo pelos próximos meses.
O Toyota Yaris (1.576) completou as cinco primeiras posições abaixo das 2 mil unidades pela 1ª vez em 13 meses. Sétimo colocado em janeiro, o Citroën C3 (1.313) subiu uma posição mesmo em seu mês mais fraco desde setembro. Estreante há um ano, o Honda City Hatch (1.232) completou um ano emplacando pelo menos mil unidades mensais.
Aposentado em dezembro e 4º colocado no início do ano, o VW Gol (1.172) desta vez foi o 8º, apenas 9 unidades à frente do Peugeot 208 (1.163), que teve seu mês mais fraco desde maio de 2021 (1.141). Em situação ainda pior, o Renault Sandero (392) não vendia tão pouco desde outubro daquele mesmo ano (424). Tanto o Gol quanto o Sandero estão vendendo as unidades remanescentes no estoque, visto que a produção de ambos foi encerrada. Último dentre modelos ainda oficialmente oferecidos, o JAC E-JS1 foi o preferido por apenas 29 consumidores.
Hatches Compactos II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
FEV/23 |
JAN/23 |
FEV/22 |
% FEV 23 |
% JAN 23 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
13246 |
6084 |
7162 |
6723 |
25,08% |
25,12% |
-15,05% |
-9,50% |
2º |
FIAT ARGO |
8817 |
4536 |
4281 |
4376 |
18,70% |
15,02% |
5,96% |
3,66% |
3º |
VW POLO |
5877 |
3762 |
2115 |
306 |
15,51% |
7,42% |
77,87% |
1129,41% |
4º |
HYUNDAI HB20 |
7832 |
2992 |
4840 |
6219 |
12,33% |
16,98% |
-38,18% |
-51,89% |
5º |
TOYOTA YARIS |
3648 |
1576 |
2072 |
2108 |
6,50% |
7,27% |
-23,94% |
-25,24% |
6º |
CITROËN C3 |
2801 |
1313 |
1488 |
0 |
5,41% |
5,22% |
-11,76% |
- |
7º |
HONDA CITY HATCH |
2674 |
1232 |
1442 |
260 |
5,08% |
5,06% |
-14,56% |
373,85% |
8º |
VW GOL |
4559 |
1172 |
3387 |
1727 |
4,83% |
11,88% |
-65,40% |
-32,14% |
9º |
PEUGEOT 208 |
2364 |
1163 |
1201 |
1889 |
4,79% |
4,21% |
-3,16% |
-38,43% |
10º |
RENAULT SANDERO |
880 |
392 |
488 |
515 |
1,62% |
1,71% |
-19,67% |
-23,88% |
11º |
JAC E-JS1 |
52 |
29 |
23 |
50 |
0,12% |
0,08% |
26,09% |
-42,00% |
12º |
FIAT UNO |
10 |
4 |
6 |
46 |
0,02% |
0,02% |
-33,33% |
-91,30% |
13º |
VW FOX |
3 |
2 |
1 |
9 |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
-77,78% |
14º |
FIAT PALIO |
2 |
1 |
1 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
15º |
FORD KA |
1 |
1 |
0 |
5 |
0,00% |
0,00% |
- |
-80,00% |
|
|
52766 |
24259 |
28507 |
24233 |
100,00% |
100,00% |
-14,90% |
0,11% |
Por fim, entre os modelos mais sofisticados o Mini Cooper (39) retomou a liderança perdida em janeiro para o Nissan Leaf (6), que desta vez foi apenas o 5º colocado – todos os cinco primeiros, vale ressaltar, recuaram frente a 2022. Atrás do Audi A3 (26), o Chevrolet Cruze Sport6 (20) não tinha um desempenho tão fraco desde fevereiro de 2012 (27), quando registrou seus primeiros emplacamentos no país.
Hatches Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
FEV/23 |
JAN/23 |
FEV/22 |
% FEV 23 |
% JAN 23 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
MINI COOPER/JCW |
88 |
39 |
49 |
78 |
35,78% |
23,44% |
-20,41% |
-50,00% |
2º |
AUDI A3 |
58 |
26 |
32 |
28 |
23,85% |
15,31% |
-18,75% |
-7,14% |
3º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
45 |
20 |
25 |
54 |
18,35% |
11,96% |
-20,00% |
-62,96% |
4º |
FIAT 500E |
17 |
9 |
8 |
89 |
8,26% |
3,83% |
12,50% |
-89,89% |
5º |
NISSAN LEAF |
86 |
6 |
80 |
49 |
5,50% |
38,28% |
-92,50% |
-87,76% |
6º |
CHEVROLET BOLT |
8 |
4 |
4 |
0 |
3,67% |
1,91% |
0,00% |
- |
7º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
6 |
4 |
2 |
2 |
3,67% |
0,96% |
100,00% |
100,00% |
8º |
BMW i3 |
10 |
1 |
9 |
0 |
0,92% |
4,31% |
-88,89% |
- |
|
|
318 |
109 |
209 |
300 |
100,00% |
100,00% |
-47,85% |
-63,67% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000