Podemos dizer que os últimos dias foram um tanto movimentados na indústria automotiva. Isso devido ao fato que tivemos anúncios importantes, como os preços divulgados da nova linha Haval H6 pela Great Wall Motor (GWM), SUV que chega ao Brasil nas versões híbrida, híbrida plug-in e GT. Tivemos ainda uma projeção bem interessante que adianta a próxima geração do Corolla, que certamente beberá na fonte do novo Prius.
Teve também a renovação da parceria da Hyundai-Caoa, uma união que já dura 24 anos no Brasil. Assim a marca sul-coreana divulgou grandes lançamentos para o país, como o Kona, Ioniq 5, Palisade e a quarta geração do Tucson. Já a Fiat sentiu o efeito Montana, já que acabou reduzindo o preço de todas as versões da Strada. A Hyundai também lançou uma edição limitada de 900 unidades de seu SUV compacto: Creta N Line Night Edition.
Previsto para ganhar em breve um leve facelift no Brasil, o Toyota Corolla da atual geração caminha para ter uma leve sobrevida de no máximo dois ou três anos. Datado de 2018, o Corolla atual deverá ganhar um sucessor na segunda metade da década. As informações do próximo sedã ainda são escassas, mas lançamentos recentes da Toyota como o último Prius dão dicas importantes do que teremos no futuro. Essas projeções feitas pelo designer Theottle preveem um desenho mais elegante, o que inclui um para-brisa mais inclinado, para-choque dianteiro com visual mais agressivo, além de lanternas interligadas com assinatura luminosa inédita.
A nova Chevrolet Montana mexeu com o mercado nacional de picapes, tanto que a Fiat teve que se movimentar. Assim a marca anunciou a redução de preços da linha Strada, que ficou até R$ 5.000 mais barata, dependendo da versão. Com isso, a fabricante deixou sua picapinha mais barata tirando alguns equipamentos e o transformando em opcionais. A versão Freedom, por exemplo, perdeu sensor de estacionamento traseiro e as rodas de liga leve aro 15”, que viraram um pacote opcional chamado Design Tech por R$ 2.100. A Strada Volcano também se deu mal e perdeu câmera de ré, ar-condicionado digital automático, bancos de couro e carregador wireless.
A GWM, enfim, revelou os preços dos novos SUVs da linha Haval H6, que serão os primeiros carros a desembarcar no Brasil. Serão três modelos no total, com um deles sendo híbrido e os outros dois híbridos plug-in, ou seja, recarregáveis na tomada. O Haval H6 Premium HEV é o híbrido plug-in que partirá de R$ 209.000, sendo a opção mais barata do SUV médio. Logo acima temos o H6 Premium PHEV, com o sistema plug-in, que sai por R$ 269.000, além do H6 GT, variante esportiva com perfil de SUV-cupê e visual mais agressivo que sairá por R$ 299.000. A diferença está somente na motorização, pois as três versões vêm com a mesma lista de equipamentos.
Depois de um tempo um pouco sumida no Brasil, a Caoa e a Hyundai celebram 24 anos de parceria e renovam os votos. Assim, a Hyundai-Caoa anuncia importantes lançamentos para o mercado nacional, com destaque para o Kona em versão híbrida e 100% elétrica que chegam a aprtir de julho. A partir desse mês a Hyundai-Caoa trará o híbrido Ioniq, o Tucson com facelift e o caminhãozinho HR com tração 4x4. Para o ano que vem está confirmado o elétrico Ioniq 5 e o maior SUV da marca, o Palisade. Já para 2025 fica o Palisade híbrido e Tucson de 4ª geração.
O Toyota Yaris Hatch vai seguir seu próprio caminho, isso porque a marca japonesa anunciou para o mercado asiático uma nova reestilização para o modelo, que vai se descolar do Yaris Sedan que ganhou uma nova geração. As principais mudanças ficam concentradas na dianteira, onde o novo Yaris Hatchback 2023 traz um redesenho completo e faróis com formato mais afilado, seguindo a tendência dos últimos lançamentos da marca. Fica a dúvida se o Yaris hatch brasileiro vai ganhar as mesmas novidades da versão asiática ou se continuará à venda sem mudanças.
A Hyundai lançou nesta semana uma versão limitada do Creta, batizada de N Line Night Edition, que terá apenas 900 unidades produzidas. A novidade é o segundo modelo da a receber a assinatura da divisão esportiva da empresa, se destacando pela carroceria totalmente em preto e o motor 2.0. Ele se diferencia pelo estilo mais agressivo herdado do Creta N Line 1.0 turbo por conta dos novos para-choques, grade dianteira em cromo escuro, saia lateral, dupla saída de escape e aerofólio. O Night Edition escurece alguns apliques nessas peças, além dos logos traseiros de identificação, enquanto as rodas aro 18" são exclusivas e pintadas de preto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas