Apesar de ter sido recentemente reestilizada (facelift que deve chegar logo mais ao Brasil), a atual geração do Toyota Corolla caminha para dentro de dois ou três anos encerrar seu ciclo de vida. O modelo atual está à venda desde 2018 e deve passar o bastão para linhagem sucessora na segunda metade da década. Detalhes ainda são desconhecidos, mas lançamentos recentes fornecem dicas importantes do que está por vir.

O designer Theottle fez sua aposta e elaborou projeção da carroceria sedã tomando como base a nova filosofia de design da Toyota. Nas renderizações, o novo Corolla é retratado com inspiração em modelos recém-chegados ao portfólio internacional da marca, incluindo os sedãs e SUVs da família Crown, a nova geração do Prius e os elétricos da linha bZ.

Galeria: Nova geração Toyota Corolla - Projeções

Com aparência geral mais refinada e elegante, o Corolla de nova geração terá para-brisa ligeiramente mais íngrime, distância entre-eixos ampliada para além do atuais 2,70 metros e lanternas traseiras interligadas com assinatura luminosa inédita. A silhueta será mais aerodinâmica, permitindo clara diferenciação entre os volumes da carroceria, porém sem tanta ousadia quanto na nova geração do Prius.

Informações específicas sobre a mecânica ainda são desconhecidas, mas tudo indica que novamente Corolla e Prius terão diversos pontos em comum. Nesse sentido, o sedã de nova geração herdará do primo o sistema híbrido atualizado e agora capaz de entregar ainda mais rendimento e eficiência.

Dependendo do mercado, o Prius é vendido em versões 2.0 HEV com 196 cv de potência (consumo de 28,6 km/litro no padrão WLTC) e 1.8 HEV com 140 cv de potência (consumo declarado de 32,6 km/litro). A transmissão é automática tipo e-CVT. Há ainda a variante PHEV, recarregável na tomada, que tem motor 2.0 e rende 223 cv de potência.

Toyota Prius HEV 2023

Sistema híbrido do Prius HEV

A chegada do Corolla de 13ª geração ainda não tem ada marcada para acontecer, mas todos os rumores apontam para 2025 (época em que o modelo atual completará 7 anos de mercado). No Brasil, ainda aguardamos a chegada da versão reestilizada, que já está à venda em países da Europa com conjunto mecânico atualizado, sutis retoques no design e pacote tecnológico revisto.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com