A Toyota acaba de anunciar na Ásia o lançamento de mais uma reestilização para o Yaris Hatchback. Como esperado, o modelo passa a seguir caminho independente em relação ao irmão sedã e ganha novidades apenas em facelift, sem trocar totalmente de geração. A estreia acontece neste primeiro momento na Tailândia e seguirá na sequência em outros mercados da região.
Na dianteira, o Yaris Hatchback 2023 adota redesenho completo e faróis com formato mais afilado, seguindo tendência verificada nos últimos lançamentos da marca. Além disso, o para-choque foi remodelado e passa a incorporar detalhes em preto brilhante contrastantes com a carroceria. A grade, por sua vez, recebeu elementos tridimensionais parecidos com os do Corolla Cross japonês.
Destaque ainda para rodas e calotas com desenho inédito e, na traseira, sutis alterações no formato do para-choque (especialmente na porção inferior). Na cabine, mudanças no quesito conectividade e equipamentos. As versões mais caras ganham nova central multimídia de 9 polegadas, enquanto as demais contam com telas de 8 ou 7 polegadas. Há ainda novos revestimentos nos bancos e entradas USB-C (inclusive para os ocupantes do banco traseiro).
As duas versões de topo (Premium e Premium S) recebem recursos de segurança ativos, como Sistema de pré-colisão (freio de emergência autônomo), alerta de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitor de ponto cego. Sistemas passivos como controle de estabilidade, controle de tração, assistência de partida em rampas, freios ABS e EBD são de série em toda linha.
Já na mecânica, segue sem alterações o motor 1.2 aspirado de 92 cv de potência e câmbio automático de tipo CVT. Dados de fábrica indicam consumo de 23,3 km/l.
Por aqui, sabemos que a nova geração do Yaris Sedan será produzida e posicionada como principal resposta da Toyota ao Honda City. Resta saber se o Hatchback seguirá o mesmo caminho da versão asiática ou continuará à venda sem mudanças.
No calendário de novidades da marca para o Brasil, corre por fora também lançamento de inédito SUV compacto híbrido posicionado abaixo do Corolla Cross. Neste caso, a estreia acontecerá no segundo semestre, começando pela Ásia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Mitsubishi lança nova Triton 2026; veja as versões e os preços
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia