Estamos acompanhando os desenvolvimentos da chegada da linha Haval H6 no Brasil desde o final do ano passado. Os primeiro produtos da GWM a desembarcar por aqui são da linha de SUVs Haval e ela será oferecida por aqui com versões híbrida tradicional, híbrida plug-in e a GT, também híbrida plug-in, mas com proposta mais esportiva.
Agora, a empresa começa a divulgar os valores das três versões, além de detalhes sobre a motorização. O Haval H6 Premium HEV partirá de R$ 209.000, sendo a opção mais barata do SUV médio. Como comparação, o Toyota Corolla Cross na versão XRV Hybrid, custa R$ 199.690, enquanto o Jeep Compass parte de R$ 184.490 na variante Longitude 1.3 turbo.
Logo acima está o H6 Premium PHEV, com o sistema plug-in, custando R$ 269.000. Por fim, o H6 GT, variante esportiva do SUV, custa R$ 299.000. A diferença está somente na motorização, pois as três versões vêm com a mesma lista de equipamentos.
Os números são obtidos a partir de 1 motor elétrico trabalhando conjunto a um 1.5 turbo a combustão, gerando 243 cv e 54 kgfm de torque. De acordo com a GWM, com este conjunto, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e, pela etiquetagem do Inmetro, faz 12,3 km/litro na cidade e 13,6 km/litro na estrada, sempre com gasolina.
No caso do H6 plug-in, a motorização é a mesma, mas entrega 393 cv de potência e 77,7 kgfm de torque, com a adição de mais um motor elétrico. É bem mais rápido, chegando a 100 km/h em 4,9 segundos.
Sendo assim, o plug-in tem tração integral e usa o sistema E-Traction, que prioriza o uso dos propulsores elétricos. Sua bateria tem capacidade de 34 kWh, o que garante até 170 km de alcance, já homologado no ciclo NBR, sendo capaz de fazer 25 km/litro no ciclo urbano e 28,6 km/litro no rodoviário, de acordo com o Inmetro. O Haval H6 GT tem o mesmo conjunto do modelo híbrido plug-in, porém com caimento de teto e para-choques exclusivos para sua proposta mais esportiva. Para ele, a GWM declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, enquanto o consumo cai para 24,7 km/litro na cidade e 18,2 km/litro na estrada.
O Haval H6 será vendido sempre com a mesma lista de equipamentos em todas as versões. Isto significa que vem de série com direção elétrica; teto solar panorâmico; head-up display; piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go; frenagem automática de emergência com identificação de pedestres, bicicletas e motos; frenagem automática de emergência em cruzamentos; alerta e frenagem automática de tráfego cruzado traseiro e alerta de pontos cegos. Futuramente, a GWM oferecerá opções sem teto solar para atender o público que deseja blindar o SUV (neste momento não há esta opção).
Há também assistente de permanência e centralização de faixa; desvio inteligente (Smart Dodge) e smart cornering (ambos exclusivos da GWM); alerta de colisão traseira; alerta de perigo de abertura de portas; auto reversing assistance; reconhecimento de placas de trânsito e parking Assist para vagas paralelas e em 90°.
A GWM também oferece o que chama de condução semiautônoma nível 2+, formado por 6 sensores dianteiros e 4 câmeras na frente e 6 sensores traseiro (com uma câmera). Traz também controle de tração (TCS), assistente de declive até 60 km/h (HDC), assistente de saída em rampa (HSA), monitoramento de pressão dos pneus, alerta de velocidade, reconhecimento de placa de trânsito, sistema anticapotamento.
Também houve um cuidado especial para central multimídia, em termos de tradução e velocidade de processamento. Por isso, tem uma tela de 12,3 polegadas com resolução Full-HD e utiliza o processador Qualcomm Snapdragon. Já vem com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Outra funcionalidade são os comandos de voz para algumas funções, como abrir o teto solar, temperatura do ar-condicionado e volume do som, por exemplo.
Já vem com o chip (e-Sim) da Claro embarcado, o que ativa o uso de serviços conectados, como o uso do hot spot, ligações para o B-Call (GWM) e de emergência (193), atualizações remotas de software (over-the-air), informações para multimídia além de disponibilizar informações do veículo remotamente no aplicativo (autonomia, localização em tempo real, abertura e fechamento das portas, etc).
Neste primeiro momento, o GWM Haval H6 2024 chega ao Brasil importado da China, porém existe a expectativa de que seja um dos modelos a serem produzidos na fábrica em Iracemápolis (SP), que a fabricante comprou da Mercedes-Benz. O complexo entrará em operação somente no ano que vem.
Com o lançamento, a GWM começa a abrir as concessionárias por todo o país e a promessa é que tenha 50 pontos em todas as regiões do Brasil. Enquanto isso, quem estava esperando pelo Haval H6 pode realizar uma pré-reserva pelo Mercado Livre, pagando um sinal de R$ 9 mil para ter uma das primeiras unidades, que serão entregues a partir de abril.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo GWM Haval H6 vs. BYD Song Plus: qual seu chinês favorito?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste: GWM Haval H6 PHEV19 segue com boa autonomia e menor preço
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
GWM espera IPI verde para definir quais carros produzirá no Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
GWM Haval H6 reestilizado aparece agora na versão híbrida; veja mudanças