Não parece, mas já faz quase 20 anos que o primeiro carro flex ganhou as ruas para dar maior poder de escolha aos motoristas, que passaram a pode optar entre abastecer seu carro com gasolina ou etanol, ou mesmo os dois combustíveis. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), nada menos do que 40 milhões de veículos flex foram emplacados no Brasil neste tempo.
De acordo com a associação, essa importante marca foi atingida em fevereiro, um número que chama a atenção por si só. Para se ter noção, os primeiros carros com tecnologia flex chegaram ao mercado brasileiro no final de março de 2003. Antes disso, o país só contava com carros de passeio movidos a gasolina ou a etanol (chamado de álcool na época). A chegada dos motores flex significaram um grande avanço tecnológico, já que os veículos podiam usar gasolina ou etanol, ou mesmo os dois combustíveis juntos, em qualquer proporção no tanque de combustível.
VW Gol 1.6 TotalFlex 2003
O primeiro carro flex que ficou com o título de ser o primeiro à venda no país foi o Volkswagen Gol 1.6 Total Flex. Ali foi o ponto de partida da tecnologia que anos mais tarde passaria a ser praticamente regra no país, com isso o Gol foi seguido logo depois por outros modelos como o Chevrolet Corsa 1.8 FlexPower, Fiat Palio 1.3 e Ford Fiesta 1.6. Para estímulo do uso dos motores flex, na época o governo acabou dando um incentivo e assim todos esses se aproveitaram do IPI de 14%.
Assim como hoje, o funcionamento do sistema flex dependia da sonda lambda (que faz a leitura dos gases para determinar o combustível que está em uso e a proporção) e da central eletrônica da injeção que, dependendo do que tiver no tanque de combustível (gasolina ou etanol), muda a abertura dos bicos e o ponto de ignição. A maior diferença mesmo é que há quase 20 anos era usado o tanquinho auxiliar de gasolina para a partida em dias frios, que em boa parte dos modelos acabou sendo deixado de lado por um sistema de aquecimento dos bicos injetores.
Chevrolet Corsa 1.8 FlexPower
Grande conquista da engenharia brasileira, a tecnologia flex acabou ganhando a preferência do consumidor depois do lançamento de diversos modelos (ainda mais sendo em carros populares no começo da década), já que o motorista tem versatilidade de escolha na hora de parar para abastecer no posto. Hoje em dia, os carros flex representam aproximadamente 90% dos automóveis e comerciais leves que rodam no país. Compreendem de carros populares a modelos premium da Audi e BMW com injeção direta, estando presente também até em veículos híbridos que combinam motores elétrico e flex.
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