Aston Martin DBX707 Medical Car tem extintores e até desfibrilador
Versão preparada do SUV esportivo será o novo carro médico oficial da Fórmula 1
Parceira da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) no fornecimento de veículos oficiais de apoio nas corridas de Fórmula 1, a Aston Martin preparou versão especial do SUV esportivo DBX para a temporada deste ano da competição. Batizada de DBX707 Medical Car, a configuração será usada para transportar os médicos de plantão até o local de possíveis acidentes.
Conforme explica a marca, o DBX707 recebeu uma série equipamentos exclusivos na cabine e no exterior para se tornar apto a realizar as tarefas médicas. A lista inclui extintores de incêndio, bolsas com recursos médicos especiais e até um desfibrilador. Na comparação com a versão normal, há ainda bancos específicos e cintos de segurança reforçados com até 6 pontos. A estreia do modelo acontecerá neste fim de semana no GP do Bahrein.
Galeria: Aston Martin DBX707 Medical Car
Mecanicamente, o Medical Car praticamente não muda em relação ao DBX707 convencional. Ou seja, conserva o poderoso conjunto mecânico que faz do SUV um dos mais potentes do mundo na categoria. São 707 cv de potência e mais 91,8 kgfm de torque extraídos do motor 4.0 V8 biturbo. A transmissão é automatizada de dupla embreagem de 9 marchas e banhada em óleo.
O sistema de tração integral ainda lida com tudo automaticamente, enviando a força para as rodas dianteiras ou traseiras conforme a necessidade. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e velocidade máxima declarada de 311 km/h.
Dentro do DBX707 Medical Car, será possível acessar o sistema de organização da FIA, fazer a verificarão dos dados biométricos dos motoristas e até acompanhar a corrida ao vivo (o que ajudará a fazer a avaliação precoce de eventuais acidentes). Ao volante do modelo estará Alan van der Merwe.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aston Martin Valhalla já tem seis exemplares confirmados para o Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Marcas como Aston Martin e Porsche agora têm arranha-céus. Mas por quê?
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Novo Aston Martin Vanquish: V12 sem concessões