Depois de registrar cinco meses seguidos de evolução, o mercado alemão iniciou 2023 em baixa. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, em janeiro foram comercializados 179.247 veículos novos, 2,6% a menos em comparação com o mesmo período do ano passado.
Na disputa entre as montadoras, a Volkswagen (37.076) liderou com o maior market share desde julho de 2021. O grande destaque do mês passado, no entanto, foi a Mercedes-Benz: com 21.439 unidades, a marca de Stuttgart cresceu quase 15% e atingiu 12% de participação, a 2ª maior nos últimos 40 anos de acordo com o Best Selling Cars Blog.
O mês também foi muito positivo para a Skoda (13.759), que atingiu uma 4ª colocação recorde, mesma posição atingida pela representante da República Checa em maio de 2021. Menção honrosa também para a Dacia (5.671), que entrou no top 10 apenas pela 2ª vez na história – a outra foi em dezembro de 2019.
POS. |
MARCA |
JAN.2023 |
% MERCADO 2023 |
JAN.2022 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VOLKSWAGEN |
37.076 |
20,7% |
36.593 |
19,9% |
1,3% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
21.439 |
12,0% |
18.730 |
10,2% |
14,5% |
3º |
AUDI |
14.754 |
8,2% |
14.903 |
8,1% |
-1,0% |
4º |
SKODA |
13.759 |
7,7% |
12.218 |
6,6% |
12,6% |
5º |
BMW |
11.158 |
6,2% |
14.822 |
8,1% |
-24,7% |
6º |
FORD |
8.174 |
4,6% |
7.904 |
4,3% |
3,4% |
7º |
OPEL |
7.327 |
4,1% |
11.175 |
6,1% |
-34,4% |
8º |
TOYOTA |
6.538 |
3,6% |
5.094 |
2,8% |
28,3% |
9º |
HYUNDAI |
6.076 |
3,4% |
6.529 |
3,5% |
-6,9% |
10º |
DACIA |
5.671 |
3,2% |
3.991 |
2,2% |
42,1% |
11º |
SEAT |
5.588 |
3,1% |
9.135 |
5,0% |
-38,8% |
12º |
TESLA |
4.241 |
2,4% |
419 |
0,2% |
912,2% |
13º |
FIAT |
3.970 |
2,2% |
4.111 |
2,2% |
-3,4% |
14º |
RENAULT |
3.566 |
2,0% |
5.587 |
3,0% |
-36,2% |
15º |
MAZDA |
3.327 |
1,9% |
2.540 |
1,4% |
31,0% |
16º |
KIA |
3.145 |
1,8% |
4.251 |
2,3% |
-26,0% |
17º |
PORSCHE |
3.057 |
1,7% |
2.563 |
1,4% |
19,3% |
18º |
PEUGEOT |
2.739 |
1,5% |
3.864 |
2,1% |
-29,1% |
19º |
CITROËN |
2.269 |
1,3% |
2.064 |
1,1% |
9,9% |
20º |
VOLVO |
2.233 |
1,2% |
2.876 |
1,6% |
-22,4% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
179.247 |
100,0% |
184.112 |
100,0% |
-2,6% |
Entre os modelos, a Volkswagen dominou o pódio: com 6.040 unidades, apenas 95 unidades a mais do que o Tiguan (5.945), o Golf recuperou a liderança perdida em dezembro, quando foi apenas o 7º colocado. Distante dos dois primeiros, o T-Roc (4.812) se manteve relativamente estável frente a 2022 (-0,8%). Nº 1 em setembro e terceiro em dezembro, o Tesla Model Y (3.708) foi o melhor do resto.
Trazendo um representante da Mercedes-Benz de volta ao top 10, o Classe C (3.478) completou o top 5 com boa vantagem em relação aos rivais Audi A4 (2.770), 9º, e BMW Série 3 (1.620), este último apenas em 32º graças a uma retração de quase 50%. Em alta próxima dos 46%, o Toyota Yaris (2.804) foi o único representante oriental no pelotão de cima.
Preferido por 2.765 consumidores, o Opel Corsa foi o 10º com a maior queda dentre os primeiros colocados (-33%). Versão europeia do Nivus, o VW Taigo (2.271) entrou no top 20. Na 33º colocação, o Mini (1.594) registrou a maior retração dentre os 50 mais vendidos (-54%).
POS. |
MODELO |
JAN.2023 |
% MERCADO 2023 |
JAN.2022 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VOLKSWAGEN GOLF |
6.040 |
3,4% |
8.146 |
4,4% |
-25,9% |
2º |
VOLKSWAGEN TIGUAN |
5.945 |
3,3% |
4.857 |
2,6% |
22,4% |
3º |
VOLKSWAGEN T-ROC |
4.812 |
2,7% |
4.853 |
2,6% |
-0,8% |
4º |
TESLA MODEL Y |
3.708 |
2,1% |
142 |
0,1% |
2511,3% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
3.478 |
1,9% |
3.346 |
1,8% |
3,9% |
6º |
SKODA OCTAVIA |
3.213 |
1,8% |
3.713 |
2,0% |
-13,5% |
7º |
VOLKSWAGEN PASSAT |
3.030 |
1,7% |
2.477 |
1,3% |
22,3% |
8º |
TOYOTA YARIS |
2.804 |
1,6% |
1.925 |
1,0% |
45,7% |
9º |
AUDI A4 |
2.770 |
1,5% |
2.312 |
1,3% |
19,8% |
10º |
OPEL CORSA |
2.765 |
1,5% |
4.095 |
2,2% |
-32,5% |
11º |
VOLKSWAGEN TRANSPORTER |
2.618 |
1,5% |
2.999 |
1,6% |
-12,7% |
12º |
MERCEDES-BENZ GLC |
2.402 |
1,3% |
3.655 |
2,0% |
-34,3% |
13º |
DACIA SANDERO |
2.400 |
1,3% |
2.134 |
1,2% |
12,5% |
14º |
VOLKSWAGEN T-CROSS |
2.343 |
1,3% |
1.778 |
1,0% |
31,8% |
15º |
SKODA FABIA |
2.278 |
1,3% |
1.669 |
0,9% |
36,5% |
16º |
VOLKSWAGEN TAIGO |
2.271 |
1,3% |
639 |
0,3% |
255,4% |
17º |
SKODA KAROQ |
2.145 |
1,2% |
1.535 |
0,8% |
39,7% |
18º |
FIAT 500 |
2.136 |
1,2% |
2.341 |
1,3% |
-8,8% |
19º |
FORD FOCUS |
2.098 |
1,2% |
1.550 |
0,8% |
35,4% |
20º |
MERCEDES-BENZ CLASSE V |
2.093 |
1,2% |
1.151 |
0,6% |
81,8% |
21º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
1.975 |
1,1% |
1.263 |
0,7% |
56,4% |
22º |
AUDI Q3 |
1.930 |
1,1% |
1.526 |
0,8% |
26,5% |
23º |
AUDI Q5 |
1.814 |
1,0% |
982 |
0,5% |
84,7% |
24º |
FORD PUMA |
1.810 |
1,0% |
1.809 |
1,0% |
0,1% |
25º |
AUDI A6 |
1.796 |
1,0% |
1.902 |
1,0% |
-5,6% |
26º |
HYUNDAI I10 |
1.704 |
1,0% |
670 |
0,4% |
154,3% |
27º |
VOLKSWAGEN TOURAN |
1.699 |
0,9% |
1.456 |
0,8% |
16,7% |
28º |
DACIA DUSTER |
1.670 |
0,9% |
936 |
0,5% |
78,4% |
29º |
AUDI A3 |
1.647 |
0,9% |
2.726 |
1,5% |
-39,6% |
30º |
SKODA KODIAQ |
1.637 |
0,9% |
1.245 |
0,7% |
31,5% |
31º |
SKODA KAMIQ |
1.630 |
0,9% |
1.443 |
0,8% |
13,0% |
32º |
BMW SÉRIE 3 |
1.620 |
0,9% |
3.000 |
1,6% |
-46,0% |
33º |
MINI |
1.594 |
0,9% |
3.488 |
1,9% |
-54,3% |
34º |
MERCEDES-BENZ GLA |
1.542 |
0,9% |
1.562 |
0,8% |
-1,3% |
35º |
AUDI Q8 |
1.537 |
0,9% |
483 |
0,3% |
218,2% |
36º |
BMW X3 |
1.534 |
0,9% |
1.636 |
0,9% |
-6,2% |
37º |
VOLKSWAGEN CADDY |
1.523 |
0,8% |
1.523 |
0,8% |
0,0% |
38º |
MERCEDES-BENZ CLA |
1.505 |
0,8% |
792 |
0,4% |
90,0% |
39º |
VOLKSWAGEN POLO |
1.493 |
0,8% |
1.765 |
1,0% |
-15,4% |
40º |
VOLKSWAGEN ID.4 |
1.471 |
0,8% |
896 |
0,5% |
64,2% |
41º |
SEAT FORMENTOR |
1.468 |
0,8% |
1.939 |
1,1% |
-24,3% |
42º |
BMW SÉRIE 5 |
1.460 |
0,8% |
1.704 |
0,9% |
-14,3% |
43º |
FORD TRANSIT |
1.409 |
0,8% |
1.360 |
0,7% |
3,6% |
44º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
1.343 |
0,7% |
1.616 |
0,9% |
-16,9% |
45º |
MAZDA CX-5 |
1.313 |
0,7% |
492 |
0,3% |
166,9% |
46º |
TOYOTA COROLLA |
1.306 |
0,7% |
989 |
0,5% |
32,1% |
47º |
SKODA SUPERB |
1.293 |
0,7% |
1.192 |
0,6% |
8,5% |
48º |
FORD FIESTA |
1.259 |
0,7% |
632 |
0,3% |
99,2% |
49º |
MERCEDES-BENZ GLE |
1.239 |
0,7% |
1.437 |
0,8% |
-13,8% |
50º |
MERCEDES-BENZ GLB |
1.233 |
0,7% |
730 |
0,4% |
68,9% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos