Desde a apresentação da nova Chevrolet Colorado nos Estados Unidos que já se esperava muito dela na nossa nova S10. De fato, são picapes irmãs, mas o mercado da Colorado é bem diferente do nosso, com um foco por lá maior em lazer e trabalho leve - fica para a Silverado a função de levar mais peso e ser mais robusta. No Brasil, as picapes médias precisam levar 1 tonelada no mínimo e aguentar muita porrada no uso.
Desde que apareceram os primeiros flagras da nossa nova Chevrolet S10 que existe uma dúvida no ar: a nova picape manterá muito da atual? Em conversas com algumas fontes com a ajuda do Guilherme Maia, do BF///MS, podemos responder algumas dessas dúvidas. A principal notícia é: sim, a nossa S10 terá apenas inspiração na Colorado.
Caixas de rodas mais largas chamam a atenção nessa unidade
As unidades flagradas não são tão mulas de testes assim. Reunindo as informações, sabemos que a S10 terá uma grande mudança visual externa, bastante inspirada na Colorado. Já vemos o espaço reservado para os faróis, além do formato mais fino, que vem da picape norte-americana, além do logo da Chevrolet provavelmente posicionado bem acima, perto do capô. Esta peça, alias, com visual mais musculoso é esperada.
Na caçamba, a Chevrolet pode adotar um estilo mais largo, como uma das unidades flagradas mostrava. As lanternas se manterão verticais, mas com um estilo mais voltado ao da Silverado. Bitolas de eixos também podem mudar, assim como ajustes do motor 2.8 turbodiesel e de câmbio automático.
É esperada uma grande mudança no interior da S10. Um sistema multimídia maior, novo painel de instrumentos, novo volante e novos comandos não podem ficar de fora, assim como melhorias nos acabamentos. Como uma das unidades mostrava um radar na dianteira, a picape deverá receber melhorias em assistentes de condução e de segurança. Na verdade, precisa se quiser não ser engolida por Ford Ranger e cia.
A Ford Ranger manteve a mesma estamparia da cabine, receita que pode ensinar a Chevrolet
Falando em Ranger, a picape da Ford fez algo assim nesta nova geração. Enquanto teve mudanças em chassi, interior e visual bastante profundos, a cabine é a mesma em estrutura e latarias, como as portas e teto. Esse detalhe, vindo do Guilherme do BF///MS, pode ser uma receita para a Chevrolet nesta nova S10 como forma de reduzir custos de desenvolvimento e produção. A S10, se seguir a risca a Ford, pode adotar novas maçanetas e retrovisores, mas manter estamparia a mesma neste "miolo".
O que leva a Chevrolet a este caminho? Além dos custos, a Colorado não tem a resistência para nosso mercado, principalmente na capacidade de carga e suspensão. Isso foi falado pela Chevrolet ao BF///MS durante o lançamento da Montana e faz sentido. Se a S10 ainda existisse em outros mercados, como a Ásia, justificaria um investimento maior, mas ela saiu de linha por lá há algum tempo.
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