Honda Motos deixa o Salão Duas Rodas e futuro do evento é incerto
Sem a maior fabricante de motos do país, principal evento do setor de 2 rodas nacional corre o risco de ficar esvaziado
A última edição do Salão Duas Rodas ocorreu logo antes da pandemia - no final de 2019 - e, para os fãs de motocicletas que estão aguardando a próxima edição da maior feira de duas rodas do Brasil, a notícia é: o evento acaba de perder um dos expositores mais importantes da feira neste ano.
A Honda Motos do Brasil confirmou que não participará do Salão Duas em 2023 e, sem ela, o evento perde a maior fabricante de motocicletas do Brasil, que detém cerca de 75% de participação do mercado. Na melhor das hipóteses, a ausência pode gerar menos interesse no evento, que ficaria esvaziado. Na pior, poderia causar o cancelamento da feira novamente.
Questionada pelo Motor1.com Brasil, sobre o motivo que levou à desistência, a Honda Motos do Brasil emitiu uma nota oficial em que afirma o seguinte:
“A Honda Motos acompanha continuamente as tendências de comunicação e relacionamento com os consumidores e busca plataformas alinhadas às suas estratégias, que melhor expressam o valor e a identidade da marca e atendam as preferências do público. Assim, nesse momento, a Honda Motos informa que não participará do Salão Duas Rodas 2023. A empresa seguirá investindo em estratégias de fortalecimento de marca e da imagem de seus produtos e serviços, proporcionando experiências exclusivas e diferenciadas aos clientes e fãs da marca.”
Ao site Motoo, a RX Global, empresa responsável pela organização do Salão Duas Rodas, respondeu que respeita a decisão de cada marca e que seguirá "atendendo aos anseios do mercado e na busca pelo melhor formato, por isso estamos em contato com a Abraciclo para os próximos passos para a realização do Salão".
A edição 2023 do Salão Duas Rodas ainda está previsto para ocorrer entre os dias 24 e 29 de outubro. A Abraciclo, entidade que reúne as fabricantes nacionais de motocicletas e uma das apoiadoras do evento, teria afirmado que ainda trabalha junto à RX Global para que o evento ocorra na data prevista, mas que a decisão de participar ou não é de cada uma das associadas.
Imbróglio desde o ano passado
A primeira edição do Salão Duas Rodas após a que ocorreu em 2019, deveria ter ocorrido no final de 2022, em novembro. No entanto, a feira teria sido adiada agora para 2023. Na época, a RX Global afirmou que a mudança era motivada pelo desejo de "resgatar a tradição de ser realizado bienalmente em anos ímpares. Pesou na decisão a indisponibilidade de espaço em datas adequadas em 2022 para a realização de um evento desta importância".
No ano passado, Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, afirmou que "temos (no Salão Duas Rodas) um público fiel e queremos oferecer uma grande experiência para todos, com diversas atrações, lançamentos e muita interatividade”. Mas com a recente saída da Honda, vamos continuar acompanhando a situação para confirmar se o evento de fato ocorrerá em 2023.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Titan 2025: como anda a Honda CG mais cara da história?
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou