No início de janeiro publicamos um flagra até então inédito da nova VW Saveiro 2024, que pela primeira vez tinha sido vista rodando em testes no Brasil. Agora mais uma vez a picape pequena da Volkswagen (e a única restante da linha Gol) foi flagrada, mas agora em sua configuração voltada ao trabalho, a Saveiro Cabine Simples.
O flagra que você vê nas imagens foi registrado pela colega Giu Brandão, do canal Mundo Sobre Rodas, que publicou o vídeo em seu perfil do Instagram. Ela avistou a Saveiro com cabine simples rodando em uma rodovia, o que revela que os testes com a picape reestilizada estão a todo vapor. Como podemos visualizar no vídeo, o flagra acabou mostrando somente a parte traseira da picape, que à primeira vista não deverá ter grandes mudanças em relação a atual.
Tanto a Saveiro cabine simples quanto a Saveiro Cross cabine dupla que publicamos anteriormente deverão ter apenas mudanças pontuais na traseira, como o para-choque com área da placa maior. Podemos apostar também por lanternas com novo arranjo interno ou apenas escurecidas como no novo Polo, mas não espere por mudanças radicais. Isso porque o projeto da Saveiro deriva do já saudoso Gol de 2008, ou seja, estamos falando da mesma base PQ24.
Com este novo flagra, agora sabemos que a Volkswagen vai continuar oferecendo duas configurações de carroceria: cabine simples, essa mais voltada ao trabalho, e a cabine dupla para quem ainda procura um carro de passeio, mas quer uma caçamba. Na dianteira, a reestilização da nova Saveiro 2024 será mais extensa, mais ainda não tão complexas para não ter que modificar peças de estamparia, o que exigiria um maior grau de investimento na picape – o que não faria sentido em um modelo já em final de vida.
Na projeção da nova Saveiro baseada em nosso 1º flagra e feita por Renato Aspromonte do OverboostBR, podemos notar que as mudanças vão ser concentradas na dianteira. Em resumo, as mudanças ficarão principalmente no para-choque, com um estilo que remete aos SUVs como Nivus e Taos, mas sem a faixa preta e cromados – de novo, para reduzir custos. O novo logo da VW também será adotado, enquanto os faróis mudarão pouco e não terão LEDs, isso se a VW não manter a mesma peça da atual.
Caso você esteja esperando pelo motor TSI na Saveiro, a notícia não é boa. A picape não deverá receber este motor pela complexidade (e custo) envolvido em colocá-lo nesta base, assim como a parte eletrônica. Isso porque o preço final da picape ficaria muito alto e acabaria a aproximando demais da Chevrolet Montana, por exemplo, que é maior e mais moderna. Assim, a picape pequena deverá manter o conhecido 1.6 16v, recalibrado para o Proconve L7 com seus 106/116 cv e 15,4/16,1 kgfm de torque.
Mas nem tudo está perdido, já que de acordo com a Quatro Rodas, é possível que a nova Saveiro 2024 receba um câmbio automático de 6 marchas, configuração que já esteve com este motor no Gol, Voyage, Polo e Virtus. Seria uma boa alternativa para acirrar a briga com a Strada e seu CVT no motor 1.3 aspirado, que ganhou bastante espaço com esta opção. Como consequência, isso ampliaria a base de clientes da Saveiro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Avaliação: VW Saveiro Robust é trabalho puro e não tem vergonha disso
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Nova Volkswagen Saveiro 2024 sobe de preço três meses após lançamento
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Flagra: nova VW Saveiro Cabine Simples será uma das opções da linha 2024
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Semana Motor1.com: flagra nova S10, estreia do Haval H6 GT, Polo Track e mais