O interesse da Ram em ter uma picape média não é de hoje e não só aqui no Brasil. Mike Koval Jr., chefe da marca, deu uma entrevista ao site Motor Trend e disse que a fabricante irá mostrar um protótipo para os concessionários em breve. Será que tem algum parentesco com a futura 1200 que será produzida em Goiana (PE)?
"Nós faremos uma clínica para ver se é o caminhão certo", disse Koval Jr.. Ele indicou que a Ram planeja mostrar esta nova picape média para os concessionários durante uma reunião em março. Supostamente, esta caminhonete terá uma motorização eletrificada, embora não exista qualquer informação de como será sua mecânica - lembrando que uma possibilidade é que tenha apenas um sistema híbrido-leve como a Ram 1500.
O desejo da Ram de voltar a ter um modelo abaixo da 1500 nos Estados Unidos é de longa data. Em certo momento, até cogitou-se fazer uma picape com a mesma plataforma do Jeep Wrangler, como aconteceu a Gladiator. No entanto, a ideia foi descartada por conta dos custos de produção mais altos da arquitetura. O projeto acabou engavetado enquanto a Ram pensava em uma alternativa. Um dos rumores mais fortes é que retomaria o nome Dakota.
Faz sentido entrar no segmento das picapes médias por ser uma categoria com poucos concorrentes no país. A Chevrolet tem a Colorado (a versão norte-americana da S10) e a variante GMC Canyon, enquanto a Ford prepara o lançamento da nova geração da Ranger. A Toyota trabalha na nova Tacoma com sistema híbrido e temos a Nissan com a Frontier, que é uma renovação de uma geração mais antiga, diferente do modelo global.
Existem chances de que a Ram 1200 que será produzida no Brasil seja a mesma picape que será mostrada nos Estados Unidos? Sim, pois Koval Jr. comentou anteriormente sobre olhar para soluções dentro da Stellantis para posicionar a marca em outros segmentos, até deu indicações de que poderia enfrentar a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz com um modelo baseado na Toro. Como a 1200 utilizará a plataforma Small-Wide 4x4, a mesma do Jeep Compass, poderia ser feita no México para atender toda a América do Norte.
Além da picape média, o executivo ainda falou que a Ram estuda oferecer uma 1500 com um sistema híbrido plug-in no futuro. Segundo ele, esta motorização iria "quebrar paradigmas" sobre a autonomia elétrica.
Fonte: Motor Trend
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram