A engenharia da Stellantis no Brasil parece ter pressa para entregar um de seus projetos mais importantes. A nova Ram nacional está em testes intensos e já roda com uma boa parte de sua carroceria definitiva, mostrando que não demorará para se tornar um produto completo para a apresentação.

Este flagra nos foi enviado pelo leitor Jonathan Santos. A nova Ram estava na região de Abreu e Lima, Pernambuco, não muito longe da planta da Stellantis em Goiana (PE), onde a picape será produzida. Sua base será a mesma dos Jeep Renegade, Compass e Commander, mais para este último por um entre-eixos mais longo, além da Fiat Toro. Apesar da base monobloco, seu porte está mais para S10, Hilux e cia. 

Bastante suja, é perceptível que os protótipos estão fazendo diversos testes tanto no asfalto quanto na estrada, e provavelmente carregada. A camuflagem do para-choque traseiro até caiu, revelando uma peça cromada. A caçamba será alta e, aparentemente, a nova Ram já usa suas lanternas finais, verticais. Um detalhe que dá para ver é a mola helicoidal na suspensão traseira, indicando que a Ram terá o sistema multilink ou da Toro. 

Bastante esperada não só no Brasil, a nova Ram pode se chamar 1200 ou Dakota, revivendo um nome importante de picape média, na época Dodge. Deverá ser a primeira a ter um novo motor turbodiesel, um 2.2, mais moderno e mais potente que o atual 2.0 para superar seus 200 cv e ter, literalmente, força diante das concorrentes tradicionais. A pressa da Stellantis também é para aproveitar o bom momento da Ram no Brasil, que mesmo apenas com produtos importados, cresceu em 2022 e prevê ainda mais para este ano. 

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