Por mais de 40 anos em Bowling Green (Kentucky, EUA) tem sido o local de nascimento do Chevrolet Corvette. A unidade começou com o então novo Corvette C4 1984, e continua até hoje com a montagem da geração C8. Grande parte da fábrica foi modernizada para que isso fosse possível, algo que é mencionado junto de outras informações interessantes em um vídeo 42 minutos no YouTube.
Publicado pelo canal savagegeese no Youtube, este vídeo nos mostra que a produção do Corvette é bem diferente de outros modelos da Chevrolet e não apenas porque o motor está montado atrás do motorista. Por exemplo, o processo começa com painéis individuais da carroceria sendo pintados imediatamente, e depois enviados para montagem algum tempo depois. Enquanto isto acontece, a carroceria de alumínio é fabricada (tecnicamente é a única parte do Corvette produzido na fábrica - todo o resto é montado). A carroceria vai para o departamento de acabamento onde o interior, os vidros e itens similares são montados.
A seguir vem a área do chassi onde o motor é instalado. O V8 LT2 usado no Stingray e no E-Ray vem para a fábrica de Bowling Green já montado e pronto para uso, enquanto o motor V8 LT6 de 5,5 litros também aspirado do Corvette Z06 é construído à mão na unidade. O motor que gira a 8.600 rpm é testado no dinamômetro de bancada por 20 minutos para garantir que tudo funcione como deve antes de seguir para o chassi da versão topo de linha do superesportivo para depois ser instalado.
A suspensão e os painéis que vão instalados sob a carroceria também são colocados na área do chassi, depois o carro finalmente é colocado sobre a estrutura móvel para montagem de todos os seus painéis de carroceria (já pintados). Os carros que são finalizados recebem uma inspeção final antes de sair da linha de montagem para os testes diâmicos na pista. Desde que não haja problemas no processo, são necessários dois dias para construir um novo Corvette do início ao fim. A capacidade da fábrica no Kentucky fica em 200 carros por dia.
Além de mostrar como funciona a montagem, o vídeo também inclui entrevistas com muitos líderes de fábrica de diversas funções (ative as legendas). Temos ainda informações sobre a construção do motor Z06, categorizando e instalando as muitas opções e pacotes do Corvette, cadeias de fornecimento para a fábrica, tempos e velocidades esperadas para a produção, e muito mais.
Fonte: savagegeese via YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeção: novo Chevrolet Corvette Zora terá 1.200 cv
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Novo Corvette ZR1 alcança 374 km/h e é o Chevrolet mais rápido da história
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Flagra mostra o inédito Corvette Zora em testes do sistema híbrido