page ad skin

Chevrolet Corvette C8: veja a linha de montagem do superesportivo americano

Versões Stingray, e-Ray e o Z06 do superesportivo são feitas na fábrica de Bowling Green, em Kentucky

Chevrolet Corvette C8 Assembly
42:01

Por mais de 40 anos em Bowling Green (Kentucky, EUA) tem sido o local de nascimento do Chevrolet Corvette. A unidade começou com o então novo Corvette C4 1984, e continua até hoje com a montagem da geração C8. Grande parte da fábrica foi modernizada para que isso fosse possível, algo que é mencionado junto de outras informações interessantes em um vídeo 42 minutos no YouTube. 

Publicado pelo canal savagegeese no Youtube, este vídeo nos mostra que a produção do Corvette é bem diferente de outros modelos da Chevrolet e não apenas porque o motor está montado atrás do motorista. Por exemplo, o processo começa com painéis individuais da carroceria sendo pintados imediatamente, e depois enviados para montagem algum tempo depois. Enquanto isto acontece, a carroceria de alumínio é fabricada (tecnicamente é a única parte do Corvette produzido na fábrica - todo o resto é montado). A carroceria vai para o departamento de acabamento onde o interior, os vidros e itens similares são montados.

Galeria: Chevrolet Corvette Z06 2023

A seguir vem a área do chassi onde o motor é instalado. O V8 LT2 usado no Stingray e no E-Ray vem para a fábrica de Bowling Green já montado e pronto para uso, enquanto o motor V8 LT6 de 5,5 litros também aspirado do Corvette Z06 é construído à mão na unidade. O motor que gira a 8.600 rpm é testado no dinamômetro de bancada por 20 minutos para garantir que tudo funcione como deve antes de seguir para o chassi da versão topo de linha do superesportivo para depois ser instalado.

A suspensão e os painéis que vão instalados sob a carroceria também são colocados na área do chassi, depois o carro finalmente é colocado sobre a estrutura móvel para montagem de todos os seus painéis de carroceria (já pintados). Os carros que são finalizados recebem uma inspeção final antes de sair da linha de montagem para os testes diâmicos na pista. Desde que não haja problemas no processo, são necessários dois dias para construir um novo Corvette do início ao fim. A capacidade da fábrica no Kentucky fica em 200 carros por dia.

Além de mostrar como funciona a montagem, o vídeo também inclui entrevistas com muitos líderes de fábrica de diversas funções (ative as legendas). Temos ainda informações sobre a construção do motor Z06, categorizando e instalando as muitas opções e pacotes do Corvette, cadeias de fornecimento para a fábrica, tempos e velocidades esperadas para a produção, e muito mais.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários