A Chevrolet esperou até o dia 17 de janeiro para apresentar o novo Corvette E-Ray. A data não foi a toa, já que neste mesmo dia de 1953, o Corvette aparecia para o mundo durante o Motorama, em Nova Iorque. Seu presente de 70 anos é sua primeira versão híbrida e o mais rápido Corvette de produção de todos os tempos. 

Também é o primeiro Corvette com tração integral. Como a geração C8 colocou o V8 na posição central-traseira, sobrou espaço para um motor elétrico no eixo dianteiro. Nele, são 163 cv e 16,8 kgfm de torque com uma bateria de 1,9 kWh de capacidade, instalada entre os bancos dianteiros. O esportivo pode mover o carro sozinho no Stealth Mode abaixo dos 70 km/h, e a bateria é recarregada pelo motor a combustão.

Chevrolet Corvette E-Ray 2024

Falando em motor a combustão, obviamente que continua sendo um V8. É o LT2 6.2, que já equipa o Corvette em outras versões, aspirado. São 502 cv e 65 kgfm de torque sozinho, mas quando trabalhando com o motor elétrico, o Corvette E-Ray chega aos 655 cv e, segundo a Chevrolet, chega aos 100 km/h em cerca de 2,5 segundos e cobre 402 metros em 10,5 segundos a uma velocidade de 209 km/h. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e 8 marchas para o motor V8.

Para ajudar a economizar combustível, o LT2 pode rodar com apenas 4 cilindros. São 6 modos de condução (Tour, Sport, Track, Weather, My Mode e Z-Mode), além do Charge+ para o motor V8 alimentar as baterias e permitir a condução 100% elétrica. Visualmente, tem diferenças como a faixa azul, kits em fibra da carbono e em preto. 

Não foi apenas colocar um motor elétrico no eixo dianteiro para fazer um Corvette e-AWD. Foi trocada a bateria 12V por uma de Íons de Lítio mais leve para um melhor desempenho do start-stop do V8, sistema de freios assinados pela Brembo em cerâmica, sistema de amortecedores adaptativos Ride Control 4.0, Rodas de 20" na dianteira e 21" na traseira, carroceria mais larga, sistema de escape exclusivo e melhorias nos sistemas de assistência de condução e segurança. 

O Corvette E-Ray será vendido em versões Targa e Coupé ainda este ano por US$ 104.295 (1LZ Coupé) e US$ 111.295 (1LZ Convertible).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com