Um dos modelos que a Dafra comercializa no Brasil sob licença da indiana TVS, a Apache RTR 200 acaba de ganhar a versão ABS. A novidade não substitui a versão normal, sem o sistema de freios antitravamento. A moto já está disponível nas concessionárias da marca e seu preço público sugerido é de R$ 18.490, sem frete.
Vale lembrar que esta nova Dafra Apache RTR 200 ABS possui o equipamento apenas para a roda dianteira. No entanto, não é o único item que diferencia a novidade da versão normal. Nesta nova configuração, a moto também passa a contar com conectividade via Bluetooth e 3 modos de condução selecionáveis.
O sistema Bluetooth funciona por meio do aplicativo TVS Connect e traz algumas funcionalidades interessantes. A principal delas é que ele pode espelhar as indicações de direção de um aplicativo de GPS no painel da moto. O aplicativo em si também já contém o manual do proprietário digital.
Outras funções incluem localização do último estacionamento, telemetria sobre os trajetos percorridos, alerta para contatos de emergência em caso de acidente, alerta de ligações e SMS e direcionamento para o posto mais próximo quando o nível de combustível está baixo.
A outra novidade, os modos de condução, permitem ao condutor da nova Dafra Apache RTR 200 ABS selecionar os modos Rain, Urban e Sport. O primeiro entrega menos potência e a atuação do ABS se intensifica. A segundo é modo normal, enquanto o último entrega potência máxima e a atuação do ABS é menor.
A mecânica não mudou. A Apache RTR 200 ABS traz o monocilíndrico de 197,7 cm3, arrefecido a ar e alimentado por injeção eletrônica. Rodando apenas com gasolina, ele é capaz de entregar 20,8 cv de potência a 9.000 rpm e 1,76 kgfm de torque a 7.250 rpm. A transmissão é mecânica de 6 velocidades e a embreagem possui elemento deslizante.
Nas medidas, a moto da Dafra possui 2.050 mm de comprimento, 790 mm de largura, 1.105 mm de altura e 1.353 mm de entre-eixos. A altura mínima do solo é de 180 mm e o assento está a 800 mm do chão. O peso a seco declarado para a Apache RTR 200 é de 139 kg e o tanque de combustível tem capacidade para 12 litros.
A suspensão dianteira conta com garfo telescópico convencional da Showa com 117 mm de curso. A traseira é mono amortecida com 105 mm de curso. As rodas são de liga leve e de 17 polegadas de diâmetro. A dianteira tem pneu de medida 90/90, enquanto na traseira os números são 130/70. Os freios são a disco nas duas, com a roda anterior tendo uma peça de 270 mm de diâmetro, enquanto na posterior é de 240 mm.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz