O Volkswagen Taos pode ainda ser um carro relativamente novo no Brasil, mas na China já tem uma idade. Tanto é que o Tharu, como é conhecido por lá, recebe sua reestilização de meia vida, atualizando o design, ganhando mais equipamentos e trocando de motores. Como tem um estilo diferente do nosso Taos, a parte frontal pode não ser importante para nós, mas alguns detalhes devem servir de inspiração para a futura renovação do SUV médio feito na Argentina.
O Tharu sempre teve uma identidade diferente do Taos, com uma grade bem larga inspirada no Atlas, o maior utilitário da Volkswagen. Este estilo foi mantido e a marca colocou a barra central iluminada, formando uma linha contínua com os LEDs de iluminação diurna nos faróis. O modelo anterior tinha duas barras horizontais, então isto já cria uma sensação de que mudou bastante.
Não parou por aí, pois os faróis foram completamente redesenhados, descartando o desenho retangular para adotar uma peça angular com um recorte na parte de baixo. O DRL acaba criando uma divisão no conjunto óptico. Fechando as mudanças na parte da frente está o novo para-choque, com um desenho semelhante ao do T-Cross chinês, usando um acabamento cinza contornando uma imitação de grade e com uma passagem de ar trapezoidal na parte inferior da peça.
A parte frontal pode não nos interessar muito, mas a traseira é outra conversa. Isto porque o nosso Taos era idêntico ao seu primo chinês, então há grandes chances de que o SUV médio vendido no Brasil traga mudanças semelhantes. As lanternas foram redesenhadas para receber uma barra que atravessa todo o porta-malas, algo que havia sido evidenciado nos últimos flagras. Os sites chineses dizem que não é só enfeite e que ela é iluminada. Já o para-choque tem um novo acabamento cromado, mas não muda muito o desenho.
Outra parte que pode inspirar a reestilização do nosso Taos é o interior. A cabine foi redesenhada, mudando o formato das saídas de ar para que ficassem na vertical. Adotou uma central multimídia de 12 polegadas no estilo flutuante e isto permitiu que a Volkswagen criasse um novo visual para o painel, com uma barra horizontal em uma outra cor que faz o contorno com das saída de ar e segue na parte superior das portas. Outras mudanças feitas no modelo chinês já não são novidade aqui, como o volante e a adoção de um painel de instrumentos digital.
Tem novidades na motorização, pois o Tharu abandonou o 1.4 TSI de 150 cv de 25,5 kgfm. No seu lugar, entra o 1.5 TSI, uma evolução que entrega 160 cv e os mesmos 25,5 kgfm de torque, combinado a uma transmissão de dupla embreagem de 7 marchas. Ainda terá a versão 2.0 turbo de 186 cv e 32,6 kgfm, a única a usar o sistema de tração integral 4Motion.
Ainda levará um tempo para o Volkswagen Taos mudar no Brasil. Como o SUV médio foi lançado em junho de 2021, tem apenas dois anos de mercado. Mesmo que a marca tenha pressa e queira renovar o utilitário um pouco antes dos usuais quatro anos, o lançamento ficaria somente para 2023 – este ano, a VW deve reestilizar o T-Cross, que já roda em testes pelas ruas.
Fonte: AutoHome
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