CEO da Ford confirma fim de linha para dois SUVs tradicionais de 5 lugares
Migração para eletrificação total deverá causar ainda mais mudanças na composição do portfólio
O programa de reestruturação da Ford rumo à eletrificação total deverá causar ainda mais mudanças na composição do portfólio. Em mercados importantes, como América do Norte, Europa e Brasil, a marca abandonou o segmento de sedãs e passou a concentrar atenção na comercialização de SUVs e picapes. Agora, porém, até mesmo os crossovers estão ameaçados, especialmente os mais tradicionais que não contam com eletrificação.
Em entrevista concedida recentemente, o CEO da empresa, Jim Farley, deu detalhes sobre os próximos passos da marca e adiantou que SUVs tradicionais (aqueles equipados com motores térmicos) e com duas fileiras de bancos serão descontinuados nos próximos anos. "Não vamos jogar no mercado de crossovers de duas fileiras", disse. “Queremos jogar nossa força nos segmentos comercial, de picapes e veículos maiores", explicou.
A identidade dos modelos que serão descontinuados não foi revelada por Farley, mas não é difícil descobrir. O primeiro deles será o Edge, que já estava com fim de linha praticamente decretado desde o ano passado. O SUV sairá de linha até o fim do ano e não terá nova geração. No Brasil, o Edge deixou de ser vendido desde 2021. Apenas na China, como já revelado aqui, o modelo seguirá vivo em nova linhagem - desenvolvida de acordo com o gosto local.
O outro modelo em questão, segundo especulações, será o Escape. Ao que tudo indica, o crossover com motores tradicionais sairá de linha alguns anos depois do Edge, provavelmente antes de 2026. Na sequência, será substituído por SUV puramente elétrico pensando desde o princípio para eletrificação completa (ou seja, será um modelo EV dedicado). Sairá de linha também o Lincoln Nautilus, que guarda parentesco direto com o Edge, porém com posicionamento mais refinado.
A fábrica canadense de Oakville Assembly, onde são montados Edge e Nautilus, já está sendo preparada e passará a produzir apenas elétricos. Lá, serão fabricadas as versões puramente EVs de Ford Explorer e do Lincoln Aviator.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Ford Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Edge L 2024 estreia com multimídia gigante de 27 polegadas
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Novo Ford Edge adota fantasia colorida em bateria de testes na neve
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Ford confirma Novo Edge 2024: SUV terá visual moderno e conjunto híbrido
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Nova geração do Ford Edge aparece na China com motor 2.0 turbo