A relação dos mais vendidos começou o ano de 2023 como encerrou o de 2022: com o Chevrolet Onix à frente. A vantagem sobre a Fiat Strada, no entanto, foi inferior a 200 unidades (7.162 x 7.000). Este foi o 5º mês seguido sem que qualquer modelo atingisse a marca das 10 mil unidades. Com 6.164 unidades, o Chevrolet Onix Plus completou o pódio. Com a 4ª posição do Tracker (5.296), a Chevrolet assegurou três dos quatro preferidos no período.
O Hyundai Creta, com 4.969 unidades, completou o top 5. Outro representante da marca sul-coreana, o HB20 (4.840) veio na sequência após liderar o ranking em outubro e novembro. Numa disputa acirrada pela 7ª posição, o Volkswagen T-Cross (4.454) levou a melhor sobre três modelos da Stellantis: Fiat Argo (4.282), Fiat Mobi (4.208) e Jeep Compass (4.139).
Top 10 na maior parte do mês, a Toyota Hilux (3.435) ficou de fora no apagar das luzes. Em 1º mês após o fim da produção, o VW Gol (3.387) perdeu quase 2/3 dos compradores de dezembro e caiu para 12º, apenas 80 unidades à frente do Renault Kwid (3.307). Modelos mais recentes da Fiat, Pulse (3.015) e Fastback (2.707) foram 17º e 20º colocados, respectivamente.
O VW Polo, ainda sem o reforço do Polo Track, emplacou 2.115 unidades e ficou fora do top 20. O destaque negativo do mês passado veio da Honda: com apenas 698 unidades, o HR-V iniciou 2023 na 43ª colocação. Em situação oposta, o Volvo XC60 (578) foi o único do top 50 a crescer em relação a dezembro (+85,3%).
POS. |
MODELO |
JAN.23 (A) |
% TOTAL |
DEZ.22 (A) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
1º |
CHEVROLET ONIX |
7.162 |
5,49% |
9.511 |
4,70% |
-24,70% |
2º |
FIAT STRADA |
7.000 |
5,37% |
9.169 |
4,54% |
-23,66% |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
6.164 |
4,72% |
8.030 |
3,97% |
-23,24% |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
5.296 |
4,06% |
8.283 |
4,10% |
-36,06% |
5º |
HYUNDAI CRETA |
4.969 |
3,81% |
6.572 |
3,25% |
-24,39% |
6º |
HYUNDAI HB20 |
4.840 |
3,71% |
6.970 |
3,45% |
-30,56% |
7º |
VW T-CROSS |
4.454 |
3,41% |
6.182 |
3,06% |
-27,95% |
8º |
FIAT ARGO |
4.282 |
3,28% |
6.737 |
3,33% |
-36,44% |
9º |
FIAT MOBI |
4.208 |
3,23% |
7.258 |
3,59% |
-42,02% |
10º |
JEEP COMPASS |
4.139 |
3,17% |
6.092 |
3,01% |
-32,06% |
11º |
TOYOTA HILUX |
3.435 |
2,63% |
5.783 |
2,86% |
-40,60% |
12º |
VW GOL |
3.387 |
2,60% |
9.166 |
4,53% |
-63,05% |
13º |
RENAULT KWID |
3.307 |
2,53% |
5.083 |
2,51% |
-34,94% |
14º |
FIAT TORO |
3.281 |
2,51% |
4.296 |
2,12% |
-23,63% |
15º |
VW NIVUS |
3.100 |
2,38% |
4.756 |
2,35% |
-34,82% |
16º |
JEEP RENEGADE |
3.049 |
2,34% |
5.420 |
2,68% |
-43,75% |
17º |
FIAT PULSE |
3.015 |
2,31% |
4.019 |
1,99% |
-24,98% |
18º |
NISSAN KICKS |
2.984 |
2,29% |
3.667 |
1,81% |
-18,63% |
19º |
VW SAVEIRO |
2.714 |
2,08% |
3.024 |
1,50% |
-10,25% |
20º |
FIAT FASTBACK |
2.707 |
2,07% |
3.411 |
1,69% |
-20,64% |
21º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.604 |
2,00% |
3.894 |
1,93% |
-33,13% |
22º |
FIAT CRONOS |
2.481 |
1,90% |
4.598 |
2,27% |
-46,04% |
23º |
TOYOTA COROLLA |
2.238 |
1,72% |
4.330 |
2,14% |
-48,31% |
24º |
VW POLO |
2.115 |
1,62% |
2.887 |
1,43% |
-26,74% |
25º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.072 |
1,59% |
3.221 |
1,59% |
-35,67% |
26º |
CHEVROLET S10 |
2.039 |
1,56% |
3.374 |
1,67% |
-39,57% |
27º |
VW VOYAGE |
2.004 |
1,54% |
4.002 |
1,98% |
-49,93% |
28º |
HYUNDAI HB20S |
1.684 |
1,29% |
2.920 |
1,44% |
-42,33% |
29º |
RENAULT DUSTER |
1.495 |
1,15% |
2.268 |
1,12% |
-34,08% |
30º |
CITROËN C3 |
1.488 |
1,14% |
3.271 |
1,62% |
-54,51% |
31º |
HONDA CITY HATCH |
1.442 |
1,11% |
1.507 |
0,75% |
-4,31% |
32º |
CHEVROLET SPIN |
1.415 |
1,08% |
2.432 |
1,20% |
-41,82% |
33º |
FIAT FIORINO |
1.303 |
1,00% |
2.019 |
1,00% |
-35,46% |
34º |
JEEP COMMANDER |
1.289 |
0,99% |
2.281 |
1,13% |
-43,49% |
35º |
PEUGEOT 208 |
1.201 |
0,92% |
1.787 |
0,88% |
-32,79% |
36º |
VW TAOS |
1.184 |
0,91% |
1.495 |
0,74% |
-20,80% |
37º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.099 |
0,84% |
2.004 |
0,99% |
-45,16% |
38º |
HONDA CITY |
1.091 |
0,84% |
1.324 |
0,65% |
-17,60% |
39º |
FORD RANGER |
977 |
0,75% |
1.594 |
0,79% |
-38,71% |
40º |
TOYOTA SW4 |
937 |
0,72% |
1.380 |
0,68% |
-32,10% |
41º |
MITSUBISHI L200 |
783 |
0,60% |
1.589 |
0,79% |
-50,72% |
42º |
RENAULT DUSTER OROCH |
716 |
0,55% |
1.192 |
0,59% |
-39,93% |
43º |
HONDA HR-V |
698 |
0,54% |
3.198 |
1,58% |
-78,17% |
44º |
RENAULT MASTER |
664 |
0,51% |
894 |
0,44% |
-25,73% |
45º |
NISSAN FRONTIER |
661 |
0,51% |
945 |
0,47% |
-30,05% |
46º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
588 |
0,45% |
715 |
0,35% |
-17,76% |
47º |
VOLVO XC60 |
578 |
0,44% |
312 |
0,15% |
85,26% |
48º |
VW AMAROK |
567 |
0,43% |
888 |
0,44% |
-36,15% |
49º |
VW VIRTUS |
490 |
0,38% |
796 |
0,39% |
-38,44% |
50º |
RENAULT SANDERO |
488 |
0,37% |
1.365 |
0,68% |
-64,25% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL COMERCIAIS |
130.460 |
100,00% |
202.165 |
100,00% |
-35,47% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora