A atual geração da Toyota Hilux já tem uns bons anos de mercado, tendo sido lançada globalmente em 2015. Enquanto a marca ainda define o que vai fazer no futuro e justificando o fato de ainda não ter se comprometido totalmente apenas com veículos 100% elétricos, a picape deve ganhar algum tipo de eletrificação com a mudança de geração.
Isso ocorre porque executivos da Toyota já revelaram no passado que a nova Toyota Hilux receberá de fato algum tipo de conjunto motriz híbrido. Conforme a empresa já revelou no passado, a nova geração usará a plataforma TNGA-F, preparada para eletrificação e já usada pela Tundra, picape grande vendida nos EUA.
Com isso, ela terá um maior compartilhamento de componentes e desenvolvimento com a Tacoma, outro modelo médio focado nos mercados da América do Norte. Hilux e Tacoma começaram a se separar em meados dos anos 2000, mas com a apresentação de uma nova geração, voltarão a ficar mais próximas.
A grande questão que ainda não se sabia ainda era quando esta nova geração da Toyota Hilux, possivelmente eletrificada, seria apresentada de fato. De acordo com o site australiano Drive, citando executivos da marca na Austrália, isso deve acontecer no final de 2025 apenas. Com isso, a atual geração da Hilux deverá completar uma década de existência globalmente.
Toyota Hilux Revo BEV Concept
A publicação ressaltou, porém, que está previsão para a chegada da nova geração da Toyota Hilux ainda estaria sujeito a atrasos por conta de imprevistos e fatores fora do controle da equipe de desenvolvimento da marca. Algo que pode acontecer, uma vez que os obstáculos logísticos que pandemia impôs sobre a cadeia produtiva do setor automotivo ainda não foram totalmente superados. Vale lembrar que a Hilux vendida no Brasil é fabricada pela Toyota na Argentina, então a nova geração poderia atrasar ainda mais para cá.
Esteticamente, as novas Tacoma e Hilux não serão idênticas, mas devem se aproximar bastante como já aconteceu no passado. Além disso, dividirão a mesma plataforma modular TNGA-F - a mesma já usada pela Tundra e pelos SUVs Sequoia e Land Cruiser. A arquitetura atende aos mais modernos padrões tecnológicos da Toyota, de tal modo que já nasce capaz de abrigar conjuntos mecânicos eletrificados. A próxima Tacoma, por exemplo, será lançada em breve e já contará com versão híbrida no portfólio, na forma de um motor 2.4 turbo a gasolina associado a um propulsor elétrico.
Fonte: Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Oficial: essa é a primeira Toyota Hilux híbrida do mundo