Após uma certa antecipação, a Honda revelou o ressurgimento do nome Transalp em novembro do ano passado. A nova geração da moto, cujo nome completo é XL 750 Transalp, chegou com um conjunto mais moderno e o propulsor bicilíndrico que estreou na também nova geração da Hornet em 2022.
A moto, inclusive, já foi até registrada no Brasil, com as patentes mostrando que há a chance de a divisão nacional da Honda ter a intenção de comercializar a nova aventureira média por aqui também. No entanto, de novembro do ano passado para cá, ainda faltava uma informação muito importante: o preço da nova XL 750 Transalp 2023.
O mistério agora acabou, com os valores da moto sendo revelados primeiro no mercado italiano. Por lá, a Honda XL 750 Transalp está saindo por 10.690 euros, o que dá o equivalente a R$ 58.997 na conversão direta da moeda conforme a cotação de hoje (1/2). Dessa forma, seu posicionamento na linha da Honda ficou dentro do esperado.
Na Itália, a Honda XL 750 Transalp 2023 ficou situada acima da NC 750X, que custa 8.690 euros (R$ 47.959). No entanto, ficou abaixo da X-ADV 750, tabelada por lá em 12.690 euros, ou cerca de R$ 70.035 na conversão direta. No Brasil, a NC 750X com câmbio mecânico parte de R$ 52.680, enquanto a X-ADV 750 custa a partir de R$ 88.672.
Considerando os preços praticados por aqui, a XL 750 Transalp poderia chegar custando entre R$ 60 mil e R$ 65 mil. Olhando para o mercado de aventureiras médias no Brasil, a novidade da Honda poderia chegar com valores bastante competitivos neste patamar. Uma BMW F 750 GS, por exemplo, sai hoje por a partir de R$ 67.900.
A nova Honda Transalp recebe iluminação LED completa, assim como um painel de instrumentos digital com tela TFT de 5 polegadas colorida. Ela conta com conectividade via Bluetooth. A XL 750 Transalp também apresenta a tecnologia de Sinalização de Parada de Emergência nos indicadores traseiros quando há uma frenagem muito forte, algo encontrado nas motos mais caras da Honda aqui no Brasil.
O propulsor entrega 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,65 kgfm de torque a 7.250 rpm. Apesar de o diâmetro e curso de pistões serem os mesmos da Hornet, a Honda diz que o acerto da nova Transalp é diferente da esportiva, sendo mais voltada para viagens do que picos de potência. O propulsor da Transalp também está acoplado a uma embreagem assistida que nem a Hornet.
O chassi de aço pesa apenas 18,3 kg e é do tipo diamante com uma subestrutura integrada. A suspensão dianteira traz garfo telescópico invertidos com tubos de 43 mm de diâmetro. Atrás, tem um sistema Pro-Link com amortecedor único, mas ambos possuem ajuste de pré-carga. A frenagem é executada por um par de pinças de dois pistões na frente com discos de 310 mm de diâmetro. Atrás, faz uso de um pinça de um pistão e disco de 256 mm. Nas medidas, a nova Honda XL 750 Transalp tem uma distância entre-eixos de 1.560 mm e um peso de 208 kg. A distância ao solo é de 210 mm e a altura do assento é de 850 mm.
A Honda XL 750 Transalp 750 conta com acelerador eletrônico, o que também significa que vem com modos de condução selecionáveis. São cinco à escolha do condutor: Sport, Standard, Rain e Gravel, além de um quinto modo customizável. As ajudas eletrônicas incluem controle de tração e controle de empinada. Há ainda a opção de ABS off-road, que permite desligar o sistema antitravamento do freio traseiro.
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