Argentina em janeiro: VW Amarok ultrapassa Hilux e lidera vendas de picapes
Mercado cresce pelo 7º mês seguido; Cronos segue na 1ª posição e é 90% dos emplacamentos da Fiat
O início de 2023 foi promissor para o mercado de veículos novos na Argentina. De acordo com a Acara, entidade que representa as concessionárias no país, em janeiro foram comercializadas 47.687 unidades, 15,2% a mais do que no começo de 2022. Em relação às 18.363 unidades de dezembro, a evolução chegou a quase 160%.
Na disputa entre as montadoras, a Toyota (10.310) chegou à sua 12ª liderança seguida e a 20ª nos últimos 21 meses – a última vez que a marca japonesa foi superada foi em janeiro de 2021, pela agora vice-líder Fiat (7.816). A Volkswagen (6.080), em alta de quase 65%, completou o pódio. Foi a Ford (4.540), no entanto, a campeã de crescimento nos últimos doze meses (+80%). Segunda mais vendida entre setembro e dezembro, a Renault (4.158) caiu para 6º.
POS. |
MARCA |
JAN.23 |
% MERCADO 2023 |
JAN.22 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
TOYOTA |
10.310 |
21,6% |
7.696 |
18,6% |
34,0% |
2º |
FIAT |
7.816 |
16,4% |
8.204 |
19,8% |
-4,7% |
3º |
VOLKSWAGEN |
6.080 |
12,7% |
3.691 |
8,9% |
64,7% |
4º |
FORD |
4.540 |
9,5% |
2.521 |
6,1% |
80,1% |
5º |
PEUGEOT |
4.425 |
9,3% |
5.351 |
12,9% |
-17,3% |
6º |
RENAULT |
4.158 |
8,7% |
3.934 |
9,5% |
5,7% |
7º |
CHEVROLET |
4.135 |
8,7% |
2.825 |
6,8% |
46,4% |
8º |
CITROËN |
1.657 |
3,5% |
2.057 |
5,0% |
-19,4% |
9º |
NISSAN |
1.626 |
3,4% |
1.854 |
4,5% |
-12,3% |
10º |
JEEP |
1.253 |
2,6% |
1.373 |
3,3% |
-8,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
47.687 |
100,0% |
41.403 |
100,0% |
15,2% |
Ausente da liderança no último mês de 2022 após liderar desde janeiro, o Fiat Cronos (7.076) retomou com sobras a posição de honra – o resultado, vale destacar, correspondeu a mais de 90% das vendas da marca italiana por lá. Sexto no último ranking, o Peugeot 208 (3.873) subiu quatro posições. O grande destaque de janeiro, no entanto, foi a disputa acirrada pela 3ª colocação.
Galeria: VW Amarok Extreme V6 Black Style 2021
Com 2.956 unidades, a Volkswagen Amarok pela 1ª vez iniciou um ano à frente da Toyota Hilux (2.892), líder geral em dezembro. Com avanço de quase 140%, a Ford Ranger (2.739) assegurou a presença de três picapes no top 5. Com o Toyota Etios (2.496) em 6º, tivemos os mesmos modelos do top 6 do ranking anterior.
Oitavo, o Chevrolet Tracker (1.580) interrompeu uma liderança do Toyota Corolla Cross (1.542) entre os SUVs que já durava desde abril passado. O VW Polo, preferido por 1.440 consumidores, entrou no top 10. A Ford Maverick, com quase 600 unidades (593), se aproximou do top 20 pela 1ª vez – no Brasil, a picape ainda não atingiu resultado similar.
POS. |
MODELO |
JAN.23 |
% MERCADO 2023 |
JAN.22 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
FIAT CRONOS |
7.076 |
14,8% |
6.124 |
14,8% |
15,5% |
2º |
PEUGEOT 208 |
3.873 |
8,1% |
3.232 |
7,8% |
19,8% |
3º |
VW AMAROK |
2.956 |
6,2% |
2.105 |
5,1% |
40,4% |
4º |
TOYOTA HILUX |
2.892 |
6,1% |
2.358 |
5,7% |
22,6% |
5º |
FORD RANGER |
2.739 |
5,7% |
1.147 |
2,8% |
138,8% |
6º |
TOYOTA ETIOS |
2.496 |
5,2% |
1.780 |
4,3% |
40,2% |
7º |
RENAULT KANGOO |
1.621 |
3,4% |
1.260 |
3,0% |
28,7% |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
1.580 |
3,3% |
362 |
0,9% |
336,5% |
9º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
1.542 |
3,2% |
1.026 |
2,5% |
50,3% |
10º |
VW POLO |
1.440 |
3,0% |
67 |
0,2% |
2049,3% |
11º |
TOYOTA YARIS |
1.285 |
2,7% |
913 |
2,2% |
40,7% |
12º |
TOYOTA COROLLA |
1.144 |
2,4% |
1.021 |
2,5% |
12,0% |
13º |
CHEVROLET CRUZE |
1.133 |
2,4% |
1.482 |
3,6% |
-23,5% |
14º |
VW TAOS |
1.130 |
2,4% |
678 |
1,6% |
66,7% |
15º |
CHEVROLET ONIX |
1.016 |
2,1% |
559 |
1,4% |
81,8% |
16º |
NISSAN FRONTIER |
934 |
2,0% |
604 |
1,5% |
54,6% |
17º |
JEEP RENEGADE |
910 |
1,9% |
1.064 |
2,6% |
-14,5% |
18º |
RENAULT SANDERO |
859 |
1,8% |
1.033 |
2,5% |
-16,8% |
19º |
CITROËN BERLINGO |
847 |
1,8% |
763 |
1,8% |
11,0% |
20º |
TOYOTA SW4 |
739 |
1,5% |
472 |
1,1% |
56,6% |
21º |
FORD MAVERICK |
593 |
1,2% |
0 |
0,0% |
- |
22º |
RENAULT LOGAN |
592 |
1,2% |
694 |
1,7% |
-14,7% |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
583 |
1,2% |
453 |
1,1% |
28,7% |
24º |
NISSAN KICKS |
525 |
1,1% |
665 |
1,6% |
-21,1% |
26º |
FORD ECOSPORT |
506 |
1,1% |
439 |
1,1% |
15,3% |
27º |
CITROËN C4 CACTUS |
430 |
0,9% |
900 |
2,2% |
-52,2% |
28º |
RENAULT STEPWAY |
407 |
0,9% |
279 |
0,7% |
45,9% |
29º |
PEUGEOT PARTNER |
327 |
0,7% |
716 |
1,7% |
-54,3% |
30º |
CHEVROLET S10 |
322 |
0,7% |
319 |
0,8% |
0,9% |
30º |
VW NIVUS |
301 |
0,6% |
57 |
0,1% |
428,1% |
Fonte: Acara / Motor1.com Argentina
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil