Revelada há cinco anos, a linhagem E-Tron da Audi já conta com diversos modelos e outros já estão em desenvolvimento. E se engana quem acha que a marca das quatro argolas vai abandonar o nome que batiza seus carros 100% elétricos como a Mercedes-Benz, que pretende deixar de lado o submarca EQ quando se tornar uma montadora 100% elétrica no mercado, o que acontecerá em 2030.
A informação de que a Mercedes-Benz vai aposentar a marca EQ veio no início deste ano, já que para a fabricante não fará mais sentido ter uma submarca separada de veículos elétricos com o nome EQ, pois no futuro a montadora se tornará uma fabricante exclusivamente de carros elétricos. Ou seja, não fará sentido manter a submarca Mercedes-EQ quando a empresa parar de fazer carros movidos a combustão, já que os elétricos serão o carro-chefe da empresa. Já a Audi não enxerga a necessidade de aposentar a linha E-Tron para seus elétricos.
“Não, não, não”, disse o chefe de design da Audi, Marc Lichte, a jornalistas durante uma prévia na semana passada do conceito Activesphere, quando foi perguntado sobre um possível fim do nome E-Tron na gama Audi. “Acho que [E-Tron é] uma diferenciação muito clara e… haverá mais uma diferenciação. Mas ainda é muito cedo para falar sobre isso”, complementou o executivo.
Fica a dúvida em relação ao que o chefe de design da Audi quis dizer com “haverá mais uma diferenciação” além dos modelos E-Tron. Será que vem aí uma nova linhagem para identificar futuros híbridos da marca ou inéditos carros a hidrogênio? Isso é algo que deveremos descobrir com o passar dos meses, ou mesmo mais para o final do ano. “Verá que há ainda mais detalhes que diferenciam o motor a combustão e os veículos elétricos", finalizou Lichte.
Em novembro a Audi atualizou o primeiro carro elétrico de produção em série da marca, o E-Tron, que ganhou um visual reestilizado alinhado à nova linguagem de design da montadora e que passou a se chamar Q8 E-Tron nesta atualização. Repare que que a Audi seguiu o caminho contrário da Mercedes, não só evitando abandonar o nome da linha para carros elétricos, como adicionado o nome da família de SUVs identificada pela letra “Q”.
Na Europa, o novo Q8 E-tron tem três opções de potência, sempre com tração integral: 50, 55 e S. O Q8 E-Tron 50 tem 312 cv e 55,1 kgfm de torque, sempre com bateria de 95 kWh (86 kWh úteis), com uma autonomia de 480 km na carroceria SUV e 500 km no Sportback (ambos padrão WLTP), enquanto o mais potente, o Q8 E-Tron S, chega aos 503 cv e 99,2 kgfm de torque. Seu conjunto de baterias é de 114 kWh (106 kWh úteis), cuja autonomia máxima no padrão WLTP é de 500 km nas duas opções de carroceria.
Atualmente, a Audi está trabalhando no Q6 E-Tron como uma alternativa mais acessível e menor ao Q8 E-Tron. O A6 E-Tron também está chegando aos estágios finais de seu desenvolvimento, podendo surgir com carroceria sedã e perua e que pode estrear com sua versão de produção ainda este ano. A previsão é que ambos devem estrear no mercado mesmo apenas em 2024.
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