Os veículos elétricos são considerados localmente mais ecológicos em termos de emissões de CO2 em comparação aos carros a combustão, o que significa que são mais limpos em funcionamento. Porém, seja qual for o motor, todos os veículos geram poeira fina vinda de seus freios e pneus e da abrasão das estradas. Existe uma solução para reduzir a quantidade de poluição particulada? Ainda não, mas a Audi está trabalhando nisso.

A fabricante alemã tem um novo projeto piloto desenvolvido com o fornecedor de peças Mann + Hummel onde as duas empresas estão projetando um novo filtro de partículas para carros elétricos, que tem a função de recolher o material particulado jogado no meio ambiente. O filtro funciona de forma semelhante aos sistemas estacionários de filtragem de ar para residências, embora ao ser instalado na parte dianteira de um carro significa que ele pode coletar as próprias partículas geradas por ele.

Audi e-tron

Lançado em 2020, o projeto piloto será executado até 2024, quando os resultados serão avaliados. O filtro é montado na estrutura existente do veículo na frente do radiador, o que significa que apenas modificações mínimas de design são necessárias. O filtro é controlado por uma entrada de ar de refrigeração comutável, que mantém as finas partículas de poeira presas no filtro. A Audi vem testando a nova tecnologia em veículos de teste E-Tron.

O sistema funciona em dois modos. Enquanto o veículo está em movimento, ele filtra passivamente quando o ar flui através do sistema de filtro e as menores partículas são capturadas. Já quando o veículo está parado sendo recarregado, o ventilador que já está montado na parte frontal do veículo transporta o ar ambiente através do filtro. A Audi explica que o segundo modo é ideal para uso em áreas urbanas enquanto se carrega a bateria do carro em pontos de recarga públcios.

Até agora, os testes iniciais mostraram que o filtro não tem efeito negativo sobre a forma como os veículos de teste elétricos E-Tron estão fucnionando após cerca de 50.000 quilômetros rodadas em testes de resistência. Avaliações na cidade de Stuttgart na Alemanha também mostraram que o E-Tron testado tem sido capaz de filtrar completamente suas próprias partículas. A montadora alemã está agora trabalhando com as empresas parcerias Mann + Hummel para conectar o sistema de filtragem com os sensores existentes, tais como estações meteorológicas, afim de tornar a tecnologia mais eficiente. O que você achou da tecnologia? 


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