Após amargar dois anos consecutivos em baixa por conta dos impactos da pandemia e da crise global de componentes, a Alemanha reagiu levemente em 2022. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, foram comercializados no ano passado 2.651.357 veículos novos, 1,1% acima do total de 2021.
Mesmo com a evolução, este foi o 2º pior desempenho anual desde 1985 segundo o Best Selling Cars Blog. No ranking de montadoras, a líder Volkswagen (480.967) perdeu 0,6 ponto percentual de participação, exatamente o índice conquistado pela vice Mercedes-Benz (243.999). Com o maior avanço entre as dez primeiras (+17%), a Audi venceu a disputa pelo 3º lugar contra a BMW por menos de 4 mil unidades (213.410 x 209.722).
A Opel (144.588) repetiu o 5º lugar de 2021, mas por muito pouco não perdeu a posição para a Skoda (143.928). Com 79.861 unidades, a Renault perdeu ¼ dos consumidores do ano anterior, a maior retração dentre as vinte mais bem posicionadas. Tesla (69.963) e Dacia (60.390), 14ª e 15ª colocadas, respectivamente, registraram as maiores altas.
POS. |
MARCA |
2022 |
% MERCADO 2022 |
2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
VW |
480.967 |
18,1% |
489.962 |
18,7% |
-1,8% |
1º |
2º |
MERCEDES-BENZ |
243.999 |
9,2% |
225.392 |
8,6% |
8,3% |
2º |
3º |
AUDI |
213.410 |
8,0% |
181.877 |
6,9% |
17,3% |
4º |
4º |
BMW |
209.722 |
7,9% |
222.481 |
8,5% |
-5,7% |
3º |
5º |
OPEL |
144.588 |
5,5% |
161.852 |
6,2% |
-10,7% |
5º |
6º |
SKODA |
143.928 |
5,4% |
149.838 |
5,7% |
-3,9% |
6º |
7º |
FORD |
131.256 |
5,0% |
126.358 |
4,8% |
3,9% |
7º |
8º |
SEAT |
111.646 |
4,2% |
108.726 |
4,1% |
2,7% |
8º |
9º |
HYUNDAI |
105.074 |
4,0% |
106.620 |
4,1% |
-1,5% |
9º |
10º |
RENAULT |
79.861 |
3,0% |
105.944 |
4,0% |
-24,6% |
10º |
11º |
TOYOTA |
78.366 |
3,0% |
71.890 |
2,7% |
9,0% |
12º |
12º |
FIAT |
77.771 |
2,9% |
82.783 |
3,2% |
-6,1% |
11º |
13º |
KIA |
76.139 |
2,9% |
65.839 |
2,5% |
15,6% |
13º |
14º |
TESLA |
69.963 |
2,6% |
39.614 |
1,5% |
76,6% |
19º |
15º |
DACIA |
60.390 |
2,3% |
40.338 |
1,5% |
49,7% |
18º |
16º |
PEUGEOT |
45.220 |
1,7% |
52.660 |
2,0% |
-14,1% |
14º |
17º |
MINI |
40.142 |
1,5% |
42.938 |
1,6% |
-6,5% |
16º |
18º |
CITROËN |
36.687 |
1,4% |
42.636 |
1,6% |
-14,0% |
17º |
19º |
VOLVO |
36.605 |
1,4% |
43.616 |
1,7% |
-16,1% |
15º |
20º |
MAZDA |
35.008 |
1,3% |
38.107 |
1,5% |
-8,1% |
20º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
2.651.357 |
100,0% |
2.622.132 |
100,0% |
1,1% |
... |
Na disputa entre os modelos, a VW garantiu 100% do pódio pela 8ª vez nos últimos 9 anos. Apesar de recuar 8% e de registrar sua menor participação de mercado na história (3,2%), o Golf chegou à sua 42ª liderança consecutiva e a 47ª nos últimos 48 anos. O último modelo diferente a liderar no país foi o Mercedes W123, em 1980. As 84.282 unidades, no entanto, representaram uma queda de quase 60% na comparação com 2019 (204.550), último ano com resultado representativo.
Trocando de posições em relação a 2021, Tiguan (59.136) e T-Roc (58.942) vieram na sequência. Em alta de mais de 46% e com recorde de vendas, o Fiat 500 (52.337) saltou da 11ª para a 4ª posição para ser o “melhor do resto”. O top 5 foi completado pelo Opel Corsa (50.191). Avançando da 19ª para a 8ª colocação, o Kuga (38.482) foi o único representante da Ford entre os trinta primeiros.
Em seu 1º ano completo no mercado, o Tesla Model Y (35.426) garantiu lugar no top 10 – o Model 3 (33.841), outro representante da marca norte-americana, repetiu o 12º lugar do último ranking. Para a Mercedes, este foi o 3º ano seguido sem nenhum modelo entre os dez primeiros: mais bem posicionado, o Classe C (33.454) – que cresceu quase 50% frente a 2021 – foi o 13º.
Sem o mesmo impacto comercial de outras épocas, o VW Polo (26.402) ficou fora do top 20. Elétrico mais vendido da marca líder, o ID.4 (24.847) foi apenas o 29º colocado. O destaque negativo foi o Up! (23.469): 5º no ano anterior, o menor dos VW perdeu praticamente metade dos seus compradores e desta vez foi apenas o 32º. Presente no pelotão de cima em 2020 e 2021, a van Fiat Ducato (21.240) despencou para a 39ª posição.
POS. |
MODELO |
2022 |
% MERCADO 2022 |
2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
VW GOLF |
84.282 |
3,2% |
91.621 |
3,5% |
-8,0% |
1º |
2º |
VW TIGUAN |
59.136 |
2,2% |
55.527 |
2,1% |
6,5% |
3º |
3º |
VW T-ROC |
58.942 |
2,2% |
57.424 |
2,2% |
2,6% |
2º |
4º |
FIAT 500 |
52.337 |
2,0% |
35.787 |
1,4% |
46,2% |
11º |
5º |
OPEL CORSA |
50.191 |
1,9% |
49.475 |
1,9% |
1,4% |
4º |
6º |
MINI |
40.142 |
1,5% |
42.938 |
1,6% |
-6,5% |
7º |
7º |
VW PASSAT |
39.261 |
1,5% |
45.696 |
1,7% |
-14,1% |
6º |
8º |
FORD KUGA |
38.482 |
1,5% |
29.102 |
1,1% |
32,2% |
19º |
9º |
BMW SÉRIE 3 |
36.231 |
1,4% |
41.704 |
1,6% |
-13,1% |
8º |
10º |
TESLA MODEL Y |
35.426 |
1,3% |
4.400 |
0,2% |
705,1% |
- |
11º |
AUDI A3 |
35.052 |
1,3% |
28.494 |
1,1% |
23,0% |
21º |
12º |
TESLA MODEL3 |
33.841 |
1,3% |
35.262 |
1,3% |
-4,0% |
12º |
13º |
MERCEDES CLASSE C |
33.454 |
1,3% |
22.640 |
0,9% |
47,8% |
35º |
14º |
SKODA OCTAVIA |
33.294 |
1,3% |
40.663 |
1,6% |
-18,1% |
10º |
15º |
CUPRA FORMENTOR |
32.638 |
1,2% |
17.606 |
0,7% |
85,4% |
53º |
16º |
VW TRANSPORTER |
32.529 |
1,2% |
30.663 |
1,2% |
6,1% |
17º |
17º |
TOYOTA YARIS |
31.048 |
1,2% |
19.499 |
0,7% |
59,2% |
39º |
18º |
OPEL MOKKA |
30.286 |
1,1% |
26.519 |
1,0% |
14,2% |
23º |
19º |
VW T-CROSS |
29.517 |
1,1% |
34.181 |
1,3% |
-13,6% |
13º |
20º |
AUDI Q3 |
28.912 |
1,1% |
24.346 |
0,9% |
18,8% |
31º |
21º |
MERCEDES CLASSE E |
26.705 |
1,0% |
26.152 |
1,0% |
2,1% |
25º |
22º |
VW POLO |
26.402 |
1,0% |
32.274 |
1,2% |
-18,2% |
15º |
23º |
MERCEDES GLC / GLK |
26.260 |
1,0% |
33.719 |
1,3% |
-22,1% |
14º |
24º |
HYUNDAI KONA |
25.979 |
1,0% |
29.982 |
1,1% |
-13,4% |
18º |
25º |
BMW X3 |
25.922 |
1,0% |
24.157 |
0,9% |
7,3% |
32º |
26º |
KIA CEED |
25.795 |
1,0% |
25.980 |
1,0% |
-0,7% |
27º |
27º |
SEAT LEON |
25.697 |
1,0% |
28.882 |
1,1% |
-11,0% |
20º |
28º |
AUDI A6 |
25.403 |
1,0% |
26.260 |
1,0% |
-3,3% |
24º |
29º |
VW ID.4 |
24.847 |
0,9% |
12.734 |
0,5% |
95,1% |
- |
30º |
AUDI A4 |
24.790 |
0,9% |
23.767 |
0,9% |
4,3% |
33º |
31º |
AUDI Q5 |
23.706 |
0,9% |
17.841 |
0,7% |
32,9% |
50º |
32º |
VW UP |
23.469 |
0,9% |
46.708 |
1,8% |
-49,8% |
5º |
33º |
VW ID.3 |
23.286 |
0,9% |
26.693 |
1,0% |
-12,8% |
22º |
34º |
BMW SÉRIE 5 |
23.209 |
0,9% |
23.290 |
0,9% |
-0,3% |
34º |
35º |
SKODA FABIA |
22.721 |
0,9% |
17.964 |
0,7% |
26,5% |
49º |
36º |
SKODA KAROQ |
22.590 |
0,9% |
19.195 |
0,7% |
17,7% |
40º |
37º |
MERCEDES CLASSE A |
22.399 |
0,8% |
25.070 |
1,0% |
-10,7% |
29º |
38º |
MERCEDES CLASSE V |
22.328 |
0,8% |
18.438 |
0,7% |
21,1% |
45º |
39º |
FIAT DUCATO |
21.240 |
0,8% |
41.379 |
1,6% |
-48,7% |
9º |
40º |
FORD TRANSIT |
20.211 |
0,8% |
18.818 |
0,7% |
7,4% |
42º |
41º |
FORD FOCUS |
20.061 |
0,8% |
21.969 |
0,8% |
-8,7% |
36º |
42º |
BMW X1 |
20.029 |
0,8% |
25.486 |
1,0% |
-21,4% |
28º |
43º |
MERCEDES GLA |
19.847 |
0,7% |
17.977 |
0,7% |
10,4% |
48º |
44º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
18.852 |
0,7% |
6.440 |
0,2% |
192,7% |
- |
45º |
VW TAIGO |
18.754 |
0,7% |
732 |
0,0% |
2462,0% |
- |
46º |
VW CADDY |
18.558 |
0,7% |
17.742 |
0,7% |
4,6% |
52º |
47º |
DACIA SANDERO |
18.538 |
0,7% |
18.440 |
0,7% |
0,5% |
44º |
48º |
KIA SPORTAGE |
18.280 |
0,7% |
7.632 |
0,3% |
139,5% |
- |
49º |
HYUNDAI TUCSON |
17.891 |
0,7% |
18.490 |
0,7% |
-3,2% |
43º |
50º |
SKODA KODIAQ |
17.605 |
0,7% |
16.388 |
0,6% |
7,4% |
59º |
No encerramento do ano, o mercado alemão consumiu 314.318 veículos novos. Segundo a KBA, este resultado representou 38,1% de alta na comparação com o mesmo período de 2021 e o 5º mês consecutivo com números positivos.
No ranking de montadoras, a Skoda (12.400) foi a única entre as vinte primeiras a perder fôlego nos últimos doze meses (-11%). Com quase 22 mil unidades a mais do que a Mercedes (28.741), a líder VW (50.512) perdeu quase 1 ponto percentual de participação no período. Destaque do mês, a Tesla (17.501) entrou no top 5 com mais de 160% de crescimento. Menção também para o 1º top 20 da MG (4.518).
POS. |
MARCA |
DEZ.2022 |
% MERCADO 2022 |
DEZ.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW |
50.512 |
16,1% |
38.671 |
17,0% |
30,6% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
28.741 |
9,1% |
21.047 |
9,2% |
36,6% |
3º |
BMW |
22.403 |
7,1% |
16.842 |
7,4% |
33,0% |
4º |
AUDI |
22.198 |
7,1% |
14.248 |
6,3% |
55,8% |
5º |
TESLA |
17.501 |
5,6% |
6.662 |
2,9% |
162,7% |
6º |
OPEL |
17.397 |
5,5% |
14.768 |
6,5% |
17,8% |
7º |
RENAULT |
14.923 |
4,7% |
12.403 |
5,4% |
20,3% |
8º |
FORD |
14.226 |
4,5% |
8.949 |
3,9% |
59,0% |
9º |
SKODA |
12.400 |
3,9% |
13.981 |
6,1% |
-11,3% |
10º |
SEAT |
11.987 |
3,8% |
6.874 |
3,0% |
74,4% |
11º |
HYUNDAI |
10.956 |
3,5% |
8.928 |
3,9% |
22,7% |
12º |
FIAT |
10.334 |
3,3% |
5.918 |
2,6% |
74,6% |
13º |
KIA |
8.489 |
2,7% |
4.863 |
2,1% |
74,6% |
14º |
DACIA |
8.163 |
2,6% |
5.556 |
2,4% |
46,9% |
15º |
TOYOTA |
6.434 |
2,0% |
6.119 |
2,7% |
5,1% |
16º |
PEUGEOT |
6.087 |
1,9% |
4.620 |
2,0% |
31,8% |
17º |
MITSUBISHI |
5.668 |
1,8% |
3.525 |
1,5% |
60,8% |
18º |
VOLVO |
5.462 |
1,7% |
5.011 |
2,2% |
9,0% |
19º |
MG ROEWE |
4.518 |
1,4% |
583 |
0,3% |
675,0% |
20º |
JEEP |
4.470 |
1,4% |
1.459 |
0,6% |
206,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
||
TOTAL |
314.318 |
100,0% |
227.630 |
100,0% |
38,1% |
O ótimo desempenho da Tesla se refletiu no ranking de modelos, com o Model 3 (9.566) no topo pela 1ª vez e com o Model Y (7.382) – preferido em setembro – completando o pódio. O mês também foi excelente para o 500: responsável por aproximadamente 90% das vendas da Fiat, o hatch repetiu a vice-liderança conquistada no mês anterior.
Único Ford entre os cinquenta primeiros, o Kuga (7.289) foi o 4º colocado. Campeão de vendas em outubro e novembro, o Golf (6.863) foi superado pelos elétricos ID.4 (7.191) e ID.3 (6.865). Dezembro também marcou a 1ª vez do Mitsubishi Eclipse Cross (4.881) no top 10 e a 1ª ausência do VW T-Roc (4.179) do pelotão de cima em um longo tempo.
Versão elétrica do Kwid, o Dacia Spring (4.058) mais do que dobrou as vendas do ano anterior e assegurou um inédito 13º lugar. Destaque também para o Jeep Compass (3.628), que jamais havia figurado entre os vinte primeiros por lá. Apenas em 25º, o Mercedes Classe A (3.076) perdeu mais de 85% de seus compradores de 2021.
POS. |
MODELO |
DEZ.2022 |
% MERCADO 2022 |
DEZ.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TESLA MODEL 3 |
9.566 |
3,0% |
6.096 |
2,7% |
56,9% |
2º |
FIAT 500 |
9.288 |
3,0% |
4.028 |
1,8% |
130,6% |
3º |
TESLA MODEL Y |
7.382 |
2,3% |
566 |
0,2% |
1204,2% |
4º |
FORD KUGA |
7.289 |
2,3% |
1.926 |
0,8% |
278,5% |
5º |
VW ID.4 |
7.191 |
2,3% |
1.350 |
0,6% |
432,7% |
6º |
VW ID.3 |
6.865 |
2,2% |
1.492 |
0,7% |
360,1% |
7º |
VW GOLF |
6.863 |
2,2% |
5.778 |
2,5% |
18,8% |
8º |
VW TIGUAN |
6.756 |
2,1% |
3.924 |
1,7% |
72,2% |
9º |
OPEL CORSA |
6.141 |
2,0% |
4.896 |
2,2% |
25,4% |
10º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
4.881 |
1,6% |
772 |
0,3% |
532,3% |
11º |
VW T-ROC |
4.179 |
1,3% |
5.335 |
2,3% |
-21,7% |
12º |
OPEL MOKKA |
4.149 |
1,3% |
3.618 |
1,6% |
14,7% |
13º |
DACIA SPRING |
4.058 |
1,3% |
1.842 |
0,8% |
120,3% |
14º |
HYUNDAI KONA |
3.844 |
1,2% |
2.039 |
0,9% |
88,5% |
15º |
JEEP COMPASS |
3.628 |
1,2% |
522 |
0,2% |
595,0% |
16º |
MINI |
3.579 |
1,1% |
3.978 |
1,7% |
-10,0% |
17º |
MERCEDES GLA |
3.492 |
1,1% |
2.057 |
0,9% |
69,8% |
18º |
SEAT BORN |
3.403 |
1,1% |
348 |
0,2% |
877,9% |
19º |
RENAULT MEGANE |
3.370 |
1,1% |
516 |
0,2% |
553,1% |
20º |
MERCEDES CLASSE C |
3.316 |
1,1% |
2.064 |
0,9% |
60,7% |
21º |
SEAT FORMENTOR |
3.228 |
1,0% |
1.442 |
0,6% |
123,9% |
22º |
BMW SÉRIE 3 |
3.226 |
1,0% |
2.014 |
0,9% |
60,2% |
23º |
SEAT LEON |
3.214 |
1,0% |
1.849 |
0,8% |
73,8% |
24º |
BMW X3 |
3.178 |
1,0% |
2.105 |
0,9% |
51,0% |
25º |
MERCEDES CLASSE A |
3.076 |
1,0% |
20.999 |
9,2% |
-85,4% |
26º |
MERCEDES GLC |
3.049 |
1,0% |
4.649 |
2,0% |
-34,4% |
27º |
LINK & CO 01 |
2.990 |
1,0% |
- |
- |
- |
28º |
AUDI A3 |
2.979 |
0,9% |
2.511 |
1,1% |
18,6% |
29º |
BMW SÉRIE 5 |
2.966 |
0,9% |
1.838 |
0,8% |
61,4% |
30º |
MERCEDES CLASSE E |
2.900 |
0,9% |
2.154 |
0,9% |
34,6% |
31º |
AUDI A6 |
2.877 |
0,9% |
888 |
0,4% |
224,0% |
32º |
VW PASSAT |
2.862 |
0,9% |
2.931 |
1,3% |
-2,4% |
33º |
HYUNDAI IONIQ5 |
2.832 |
0,9% |
1.146 |
0,5% |
147,1% |
34º |
TOYOTA YARIS |
2.707 |
0,9% |
1.794 |
0,8% |
50,9% |
35º |
MERCEDES CLA |
2.704 |
0,9% |
1.328 |
0,6% |
103,6% |
36º |
BMW X1 |
2.646 |
0,8% |
2.518 |
1,1% |
5,1% |
37º |
AUDI Q5 |
2.633 |
0,8% |
1.349 |
0,6% |
95,2% |
38º |
AUDI Q3 |
2.603 |
0,8% |
1.972 |
0,9% |
32,0% |
39º |
MERCEDES CLASSE V |
2.430 |
0,8% |
1.428 |
0,6% |
70,2% |
40º |
VW UP |
2.426 |
0,8% |
6.742 |
3,0% |
-64,0% |
41º |
RENAULT CLIO |
2.417 |
0,8% |
1.492 |
0,7% |
62,0% |
42º |
AUDI A4 |
2.384 |
0,8% |
1.893 |
0,8% |
25,9% |
43º |
KIA CEED |
2.335 |
0,7% |
1.982 |
0,9% |
17,8% |
44º |
RENAULT TWINGO |
2.330 |
0,7% |
2.176 |
1,0% |
7,1% |
45º |
MG ROEWE RX6 |
2.291 |
0,7% |
486 |
0,2% |
371,4% |
46º |
SKODA OCTAVIA |
2.274 |
0,7% |
4.137 |
1,8% |
-45,0% |
47º |
VW TRANSPORTER |
2.266 |
0,7% |
2.122 |
0,9% |
6,8% |
48º |
OPEL ASTRA |
2.263 |
0,7% |
2.991 |
1,3% |
-24,3% |
49º |
OPEL GRANDLAND X |
2.230 |
0,7% |
478 |
0,2% |
366,5% |
50º |
AUDI E-TRON |
2.209 |
0,7% |
1.156 |
0,5% |
91,1% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Fiat 500 sai de linha na Europa e passa a ser produzido na África
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Fiat pode dar passo atrás com 500 elétrico ganhando versão híbrida
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Fiat 500 Tributo Trepiuno celebra 20 anos do conceito como edição especial