Ainda estamos em janeiro, mas muita coisa já acontece no Brasil e no mundo. A BMW lançou a nova geração do X1, o SUV compacto premium mais vendido do país, em sua nova geração com produção local e uma nova versão de entrada. Enquanto isso, a Toyota registra o novo Yaris no Brasil, abrindo ainda mais informações sobre a produção em Sorocaba (SP).
Do exterior, a informação sobre uma reestruturação na Fiat, com a unificação de linhas entre Europa e América do Sul, e a Honda se preparando para apresentar uma reestilização do City na Ásia, que deve chegar ao Brasil apenas em 2024 enquanto ele ainda é uma novidade em nosso mercado. Veja os destaques no Semana Motor1.com.
A Fiat quer aumentar seu lucro com uma globalização de modelos e plataformas. A informação veio do chefe da marca, Olivier François, que quer começar em 2024 com um projeto para ter os mesmos modelos ao redor do mundo, com particularidades locais se necessário, mas que irá criar um volume maior de produção e redução dos custos. Isso inclui o Brasil com Strada, Pulse, Fastback e Toro, por exemplo.
Já imaginou uma redução de preços de automóveis no Brasil? Pois é, a Toyota fez uma redução nos preços do Corolla e Corolla Cross. O SUV é mais tímido, mas o sedã chega a quase R$ 4 mil de redução na versão topo com motorização híbrida. Vale lembrar que o sedã terá uma reestilização ainda em 2023.
SUV compacto premium mais vendido do Brasil, o BMW X1 recebe uma nova geração. Produzido em Santa Catarina, o SUV estreia uma nova versão sDrive18i, com o motor 1.5 turbo, como opção abaixo dos R$ 300 mil para ganhar mais clientes. Mesmo assim, tem novo design, ficou maior e mais tecnológico, com duas telas no interior inspiradas no elétrico iX.
Apesar de vendido no Brasil desde o fim de 2021, o Honda City é um carro de 2020 na Ásia. Por isso é natural que sua reestilização já esteja em testes e com apresentação nos próximos meses. A mudança será leve, concentrada em partes móveis como parachoques e rodas, além da grade dianteira. Para o Brasil, poderá ser algo na lista da Honda apenas em 2024, pelo menos.
É certo que a Toyota produzirá o novo Yaris no Brasil justamente por como o Honda City desempenha nas vendas depois de ter ficado mais moderno. Um registro de patente reforça isso, mostrando que os planos seguem e o sedã ainda poderá ser híbrido, despontando como uma das opções eletrificadas mais baratas do país nos próximos anos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores