Para quem acha que o ano só começa após o carnaval, no mundo automotivo 2023 começou bem agitado – um prato cheio para mais um Semana Motor1.com. Nesta segunda semana de janeiro tivemos grandes flagras no Brasil, à exemplo do primeiro flagra da VW Saveiro 2024, que vai ganhar uma bela reestilização. Também tivemos flagra da nova Ford Ranger com inéditas fotos do interior.
Outro destaque foi a confirmação da nova Strada reestilizada e com motor 1.0 turbo por executivos da Fiat Argentina. No mercado internacional, a Honda revelou um teaser de um SUV compacto inédito para mercados emergentes. Novidade também para o pedágio sem cancela, agora regulamentado no Brasil e que já vai entrar em testes.
Flagra: Nova VW Saveiro 2024 reestilizada aparece pela primeira vez
A segunda semana de 2023 começou com o pé direito, já que recebemos um grande flagra da nova Volkswagen Saveiro 2024. As imagens que você vê aí foram enviadas pelo leitor Walther Nucci e mostram que a nova picapinha vai mudar consideravelmente para se atualizar frente a concorrência. As mudanças visuais ficarão concentradas na dianteira, que ganhará um para-choque totalmente novo inspirado nos últimos lançamentos da marca, como Polo Track e Taos. A picape deve manter o motor 1.6 MSI 16v com câmbio manual, sem previsão de caixa automática. Seu lançamento é esperado ainda para este ano, veja mais detalhes aqui.
Nova Ford Ranger: Flagra mostra interior pela primeira vez no Brasil
Eis aqui mais um flagra: a nova Ford Ranger. Essa não é a primeira vez que a picape aparece rodando em testes no Brasil, mas de contrapartida é a primeira vez que aparecem fotos do seu interior. As fotos foram publicadas pelos colegas da BF///MS, e revelam que a picape terá a enorme central multimídia de 12 polegadas em todas as versões, ou seja, a conectividade deverá ser a mesma nas configurações XL, XLT e Limited. Confira mais fotos e as diferenças entre a versão mais básica e topo de linha da picape.
Novo SUV da Honda para brigar com Creta e T-Cross ganha teaser
A Honda atualmente tem um catálogo de SUVs já considerável, mas a marca japonesa vai ampliar sua oferta nesse segmento com mais um SUV compacto. Isso porque a Honda revelou um teaser de um inédito SUV, que deverá ser destinado para mercados emergentes. A marca divulgou essa imagem na Índia, que será o primeiro mercado a receber a novidade, pois a marca não oferece um modelo deste porte (o HR-V não é vendido por lá). O nome pode ser Elevate, com motores 1.5 a gasolina e 1.5 diesel. Clique no link e veja mais detalhes desta novidade.
Fiat Strada ganhará novo design e motor 1.0 turbo no 2º semestre
A Fiat Strada vai mudar. Pois é, o carro mais vendido no Brasil em 2022 vai ganhar uma reestilização e até mesmo motor turbo, algo que foi confirmado por executivos da marca na Argentina. As mudanças ficarão focadas na dianteira, como para-choque e faróis, mas sem fugir da identidade visual vista no modelo atual. O interior não passará despercebido, pois vai ganhar uma nova tela para a central multimídia, trocando o display de 7” para adotar outro de 8,4 polegadas. Novidade ainda para o motor 1.0 turbo de até 130 cv, o mesmo do Pulse e Fastback, que finalmente vai chegar para a picape. Saiba mais detalhes e quando a picape estreia reestilizada por aqui.
Pedágio sem cancela já está valendo no Brasil
O sistema de cobrança de pedágio sem cancela já é uma realidade no Brasil, cuja lei foi sancionada em junho de 2022. Apesar disso o sistema livre de passagem (free flow) teve os detalhes de seu funcionamento regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito somente no final de dezembro, por meio da resolução 984. A primeira rodovia a receber o sistema será a BR-101, no trecho entre as cidades de Ubatuba (SP) e Rio de Janeiro (RJ), sob responsabilidade da concessionária CCR RioSP.
Para quem nunca ouviu falar desse sistema de pedágio sem cancela, ele é bem simples. Uma rodovia com esse sistema dispensa as praças de pedágio convencionais em favor de um conjunto de leitores de placas e emissores de radiofrequência para a leitura de tags de pagamento automático, que são usadas bastante hoje em dia. A vantagem é que o sistema pode cobrar por quilômetro rodado e também melhora o fluxo da via por não ter paradas ou redução de velocidade por dispensar as praças de pedágio. Entenda todos os detalhes dessa nova modalidade de cobrança de pedágio.