A nova geração do Toyota Yaris Sedan está cada vez mais próxima do mercado nacional, já que depois de ser registrado na Argentina, a nova geração do sedã compacto também teve seu desenho registrado no Brasil. Vale lembrar que ele é vendido no mercado asiático desde o ano passado, e também está cada vez mais presente na América do Sul, tanto que já é comercializado no Peru.
Apesar de esperado, os desenhos registrados do novo Yaris Sedan no Brasil confirmam que o sedã traz o mesmo desenho apresentado no exterior. Ou seja, espere por um design do novo sedã compacto bastante inspirado no Corolla e também no Camry. O sedã da Toyota vai subir de nível para brigar em pé de igualdade com o Honda City, que vem colhendo bons resultados no mercado na atual geração, que ficou mais refinada.
Em agosto do ano passado o Motor1.com Brasil havia apurado com exclusividade junto a executivos da Toyota que a nova geração do Yaris seria produzida no Brasil, já que segundo eles o Yaris é um modelo estratégico para o Brasil. Na entrelinhas, a marca japonesa não deixaria de competir com a Honda, nem mesmo dar de bandeja este segmento.
O Yaris Sedan seguirá o mesmo caminho, pois trocará a atual plataforma pela moderna arquitetura Daihatsu New Global Architecture (DNGA), que é uma variante mais acessível da base TNGA da Toyota, usada em modelos como o Corolla e Corolla Cross, só para citar alguns. Com essa nova base, a marca japonesa afirma que o sedã teve ganhos importantes em dinâmica de condução e dirigibilidade, além de proporcionar otimização da oferta de espaço.
Junto disso o novo Yaris Sedan também ficou maior: agora ele mede 4.425 mm de comprimento (+ 5mm), 1.740 mm de largura (+ 10 mm), 1.480 mm de altura (+5 mm) e 2.620 mm de entre-eixos (+ 70 mm). O porta-malas se manteve quase igual ao modelo anterior, ganhando um pouco mais de capacidade, passando de 473 litros para 475 litros. O mais interessante é que o sedã foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) sob a marca Daihatsu, marca de baixo custo da Toyota no mercado asiático.
Visualmente, a dianteira se destaca pelo para-choque com ampla abertura inferior e também por conta dos faróis menores e agora bem integrados ao desenho da grade. Nas laterais, vincos na altura das maçanetas percorrem toda a carroceria, o que ajuda a alargar o visual do sedã e deixa-lo mais assentado ao chão, pois o atual. A traseira terá lanternas horizontalizadas, com formato pontiagudo e interligadas por uma barra que atravessa toda a tampa do porta-malas – e que curiosamente lembra bastante o futuro rival City.
Dependendo do mercado, o novo Yaris Sedan é ofertado com motores 1.2 ou 1.3 aspirados a gasolina. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas. Vale lembrar que a plataforma DNGA está preparada para a eletrificação, ou seja, versões híbridas estão prevista e deverão aparecer em breve. No Brasil o sedã deve manter o motor já conhecido, mas com melhorias, formado pelo motor 1.5 Flex e câmbio CVT. Mas não se surpreenda com um novo Yaris Sedan híbrido em terras tupiniquins.
A Toyota segue trabalhando para eletrificar toda a sua linha, com objetivo de vender uma versão híbrida para todos os seus modelos. Ainda em agosto do ano passado, executivos confirmaram ao Motor1.com Brasil que os planos estão mantidos, mas por conta de todo o momento de pós-pandemia e econômico, a eletrificação em todos os modelos pode ser postergada. "O objetivo é oferecer um carro que as pessoas possam comprar. Não adianta colocar a tecnologia e não ter um preço competitivo", citando ainda a disparada de preços de componentes como lítio, cobalto e outros minerais que compõe as baterias.
É importante lembrar ainda que a Toyota segue firme em sua proposta de descarbonização no Brasil, onde os carros híbridos flex são sua principal aposta. Como dissemos anteriormente, não se surpreenda com um futuro lançamento do novo Yaris Sedan com tecnologia híbrida flex por aqui. Só não espere que isso ocorra já, pois a fornada da nova geração deve demorar para chegar. O atual modelo foi lançado no Brasil em 2018, o que aponta que tem ao menos mais 2 anos de produção caso a Toyota mantenha seu ciclo de vida atual.
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