A Volkswagen está promovendo mudanças em seu departamento de design global. As informações são do Automotive News, que confirma que o atual chefe de design da Volkswagen, Jozef Kaban, está deixando o cargo. O executivo será substituído no dia 1º de fevereiro por Andreas Mindt, que até então era chefe de design da Bentley, a marca de ultraluxo também pertencente ao Grupo VW.
O motivo desta mudança de mãos da chefia de design da Volkswagen seria porque o CEO da VW, Thomas Schaefer, não ficou muito empolgado com alguns trabalhos de design de Jozef Kaban, isso segundo reportagem da publicação alemã Automobilwoche. Nas palavras da publicação alemã, “Kaban não atendeu às expectativas da diretoria”. O caso mais emblemático é do conceito ID Life, que estreou no Salão de Munique de 2021, onde o manda-chuva da VW mandou Kaban mudar o estilo retrô do protótipo para um visual mais moderno. A ideia é que esse carro seja o elétrico de entrada da marca, que deverá ser chamado de ID.2 e lançado em 2025.
Além deste compacto retrô-futurista VW ID Life, Thomas Schaefer ordenou que a equipe de design chefiada por Kaban retrabalhe o próximo carro 100% elétrico da Volkswagen, que hoje é chamado de Trinity e até agora não deu as caras. O CEO da marca pediu que o elétrico topo de linha tenha um visual de crossover em vez de uma tradicional carroceria de sedã. Fica fácil entender o pedido que veio de cima, pois os SUVs e crossovers são garantia de boas vendas, sendo ainda bem populares entre os elétricos.
Ao menos o esloveno Kaban sairá da posição de chefe de design com um projeto de sua autoria com bastante sucesso, o Volkswagen ID Buzz, van elétrica com visual retrô que é conhecida também como a “nova Kombi”. O modelo foi tão bem aceito na Europa que a fabricante teve que dobrar sua produção no final de 2022. Segundo o Automobilwoche, Kaban não vai sair definitivamente da VW e assim vai assumir outra posição no grupo.
Quem vai assumir a vaga deixada por Andreas Mindt na Bentley será Tobias Suhlmann, que atualmente lidera a equipe de design exterior da marca de ultraluxo britânica. O designer já teve passagens pela Bugatti, Aston Martin e McLaren, ficando na VW por quase doze anos, até 2017. Foi ele quem desenhou o protótipo VW Cross Blue Concept de 2013, SUV que acabou se tornando anos depois o Volkswagen Atlas, SUV de porte grande vendido nos EUA.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW ID. Buzz vira Mystery Machine do Scooby Doo com suspensão de esportivo
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
VW confirma volta da Kombi ao Brasil... elétrica e por assinatura
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Porsche usa ID.Buzz, a Kombi elétrica, para reviver ícone do passado
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen Kombi elétrica estreia versão ambulância na Alemanha