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Novo Mini Cooper 2024 é pego em testes na neve; estreia no meio do ano

Compacto retrô será renovado nas versões tradicionais a combustão e também na configuração elétrica

Novo Mini Cooper - Flagra na neve

Com apresentação oficial aguardada para o meio do ano, a próxima geração do Mini Cooper aos poucos vai perdendo o status de segredo e se tornando conhecida. Flagras têm se tornado constantes e cada vez mais revelam detalhes importantes do novo design. No mais recente, o compacto aparece realizando testes de inverno nas gélidas estradas da Suécia e já ostenta peças definitivas, como faróis e lanternas.

Como sempre fez nas gerações anteriores, a Mini optará por aperfeiçoar a fórmula característica do Cooper, atualizando as linhas sem fugir do padrão já tradicional. A dianteira exibirá faróis arredondados (marca registrada desde a primeira geração), mas com nova assinatura luminosa e disposição interna de luzes. Além disso, a grade ficará mais integrada ao conjunto e terá aberturas redesenhadas.

Galeria: Novo Mini Cooper - Flagra na neve

As laterais terão maçanetas integradas à carroceria, consideradas mais funcionais do ponto de vista aerodinâmico. No exemplar deste flagra ainda aparecem as peças atuais do tipo puxador, mas tudo faz parte do disfarce.

A carroceria de 2 portas, considerada clássica, será mantida - o que deve agradar os consumidores de perfil mais purista. Serão oferecidas ainda as carrocerias de quatro portas e conversível, bem como as variações Clubman (perua), John Cooper Works (esportivo), SE (totalmente elétrico) Countryman (SUV).

Detalhes do interior ainda são desconhecidos, mas desde já sabemos que a Mini não usará couro. No início do ano, a marca confirmou que vai abolir definitivamente o uso do material no acabamento de seus novos veículos. "Nós não precisaremos mais de couro no futuro, porque não acreditamos que é sustentável", disse a empresa.

Novo Mini Cooper - Flagra na neve

Mecanicamente, o Cooper 2023 será oferecido tanto com motores a gasolina quanto a diesel. Será, inclusive, a última linhagem equipada com propulsores tradicionais. No futuro, o compacto será puramente elétrico e prévia dessa transição é representada hoje pela versão SE, que na nova geração chegará aos 400 km de autonomia.

A plataforma a ser usada será uma versão modernizada da atual base UKL1 e deixará o Cooper ligeiramente maior e mais largo que o anterior. Até então, rumores apontavam para adoção de base inédita desenvolvida em parceria com os chineses da Great Wall.


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