Ainda encontrando seu espaço no mercado brasileiro, o novo Citroën C3 2023 recebe mais um reajuste nos preços. Desta vez, a fabricante francesa elevou os valores sugestidos em todas as versões do hatchback, exceto a de entrada Like 1.0, que ainda é vendida por R$ 69.990, sendo um dos poucos carros no Brasil abaixo dos R$ 70 mil (junto com Fiat Mobi e Renault Kwid). Pela nova tabela, o compacto pode chegar a custar R$ 100.990 na versão First Edition 1.6 automática.
A maior parte da linha do Citroën C3 2023 teve reajustes até que pequenos, de R$ 1.000. Foi o caso da versão Live Pack 1.0 manual, agora por R$ 78.990, que já acumula R$ 4 mil de diferença desde o lançamento. É o mesmo aumento da variante Feel 1.0 manual por R$ 82.490, R$ 3.500 mais cara desde agosto. A configuração mais cara com o motor 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm é a First Edition, também com o câmbio manual de 5 marchas e que agora custa R$ 87.490 após um aumento de R$ 3.500.
Adotando o motor 1.6 de 120 cv e 15,7 kgfm, o C3 passa a custar R$ 90.490 na versão Feel 1.6 com câmbio manual. Se o cliente quiser o hatch com a transmissão automática de 6 marchas, terá que pagar R$ 96.990 na variante Feel Pack. Nos dois casos, o aumento foi de R$ 1.000. A opção topo de linha ainda é a First Edition 1.6 automática, que recebeu um acréscimo de R$ 3.000 e passa a ser vendida por R$ 100.900. A versão com uma arte digital em NFT enfim deixou de ser oferecida, com o fim do estoque.
Este reajuste complica a vida do hatch francês até mesmo dentro do grupo Stellantis. Ao invés de pagar R$ 82.490 na versão Feel, é possível comprar o Peugeot 208 Style por R$ 84.990, levando um carro mais equipado e com o mesmo conjunto mecânico. No caso do C3 automático, o preço de R$ 96.990 é o mesmo do 208 Active, também mais completo do que o Citroën.
Até mesmo na comparação com a Fiat a situação fica complicada. O recém-lançado Argo 1.3 CVT está sendo vendido por R$ 90.990 na versão Drive, apenas R$ 500 a mais do que o C3 com motor 1.6 e câmbio manual. A variante Trekking está custando R$ 96.990, o mesmo que o C3 Live Pack 1.6 automático. Se colocar o único pacote opcional, que custa R$ 2.990 e adiciona ar-condicionado digital, chave presencial e acabamento em couro para banco e volante, o Argo alcança os R$ 99.980, ainda custando menos do que o C3 First Edition e levando para casa um carro mais espaçoso e equipado.
Ainda é cedo para dizer se a estratégia do Citroën C3 2023 está dando certo ou não. Fechou 2022 com 10.834 unidades emplacadas, um resultado até bom considerando que teve apenas 5 meses no mercado brasileiro e que foi suficiente para vender mais do que Renault Sandero (10.673) e Volkswagen Polo (8.193). Porém, está bem longe do líder Hyundai HB20 (96.255) ou até mesmo o Fiat Mobi (72.756), que foi o subcompacto mais vendido.
MODELO | PREÇO ATUAL | PREÇO ANTERIOR | DIFERENÇA |
C3 Live 1.0 MT5 | R$ 69.990 | R$ 69.990 | ---------------- |
C3 Live Pack 1.0 MT5 | R$ 78.990 | R$ 77.990 | + R$ 1.000 |
C3 Feel 1.0 MT5 | R$ 82.490 | R$ 81.490 | + R$ 1.000 |
C3 Feel 1.6 MT5 | R$ 90.490 | R$ 89.490 | + R$ 1.000 |
C3 Feel Pack 1.6 AT6 | R$ 96.990 | R$ 95.990 | + R$ 1.000 |
C3 First Edition 1.0 MT5 | R$ 87.490 | R$ 83.990 | + R$ 3.500 |
C3 First Edition 1.6 AT6 | R$ 100.990 | R$ 97.990 | + R$ 3.000 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Primeiras impressões Citroën C3 You: sobra potência, falta esportividade
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Citroën C3 turbo: preço de lançamento vale apenas via internet